Internet gratuita da Starlink descubra quais celulares são compatíveis
Foto: Adobe Stock
Na última quinta-feira (31), a SpaceX disponibiliza o serviço gratuito de internet por satélite para cerca de 50 modelos de celulares de várias marcas, por meio da Starlink. O objetivo é garantir conexão estável e veloz em qualquer local da Terra, desde que o usuário esteja na superfície, abrangendo inclusive o território brasileiro.
O sistema, chamado Direct to Cell, está ativo desde janeiro de 2024, mas antes era restrito a dispositivos em apenas algumas regiões.
Diferentemente das redes móveis tradicionais, que dependem de torres instaladas no solo, a Starlink opera com satélites que atuam como “torres móveis no espaço”, ampliando o alcance para locais remotos e difíceis de alcançar.
O que já está disponível?
No momento, a Starlink oferece três principais funcionalidades:
Troca de mensagens de texto;
Compartilhamento de localização;
Acesso a serviços emergenciais.
Novidades prometidas incluem a inclusão de chamadas de voz e acesso completo à internet para celulares conectados via satélite.
Passo a passo para conectar seu celular à internet da Starlink
Para usar o Direct to Cell, além do aparelho ser compatível, é necessário atualizar o sistema operacional para a versão mais recente.
Além disso, o usuário deve ativar a opção de conexão automática para redes de emergência, localizada nas configurações de “Conexões” ou “Redes móveis”.
A chegada desse serviço pode ser um divisor de águas para quem vive em áreas com pouca ou nenhuma cobertura das redes móveis tradicionais.
Se seu celular está na lista da Starlink, você poderá usufruir de uma conexão estável e veloz praticamente em qualquer canto do planeta.
A internet será realmente gratuita no Brasil?
No entanto, vale citar que, de acordo com reportagem do Estadão, a tecnologia Direct to Cell ainda não chegou ao Brasil por um motivo simples: a T-Mobile não possui operação no país. Atualmente, o serviço está restrito aos Estados Unidos e atende exclusivamente clientes da empresa.
Além disso, ao contrário de algumas especulações, a conexão via satélite oferecida por esse sistema não será gratuita. Para que o recurso funcione em outras regiões, seria necessário que a Starlink firmasse parcerias com operadoras locais e passasse pelos trâmites regulatórios de cada país, incluindo o Brasil, o que ainda não aconteceu.