Veja motivos para começar seus investimentos internacionais. Foto: Adobe Stock
Depois de explorar o mercado nacional, os investidores mais experientes passam a olhar para o exterior. Investimentos internacionais são uma possibilidade real, e não apenas um sonho impossível, como parecia ser anos atrás. A diversificação não precisa ser só de ativos, mas também geográfica.
Investir no exterior é uma forma de diversificar o portfólio da carteira e proteger os investimentos contra possíveis crises do mercado brasileiro, garantindo maior estabilidade financeira. Abaixo, veja 3 motivos para começar a investir no exterior.
Tipos de investimentos internacionais
Assim como no Brasil, as negociações acontecem nas Bolsas de Valores locais. Se optar por investir nos Estados Unidos, por exemplo, é importante conhecer as duas maiores: NYSE e a NASDAQ. O E-Investidor listou as 10 maiores Bolsas de Valores do mundo, confira quais são aqui. Veja os tipos de investimentos internacionais.
Ações: se compra uma parte da empresa e se torna acionista;
REITs: Real Estate Investment Trust (fundo de investimento de imóveis);
ETFs: Exchange Traded Funds (fundos negociados em bolsa).
3 motivos para investir no exterior
Moedas mais fortes
No mercado internacional, o dólar é a moeda mais forte no mundo. Criar um patrimônio global diversifica a carteira de investimentos e fortalece os ativos, conforme o blog da Nomad Global.
Até o Banco Central guarda dinheiro em dólar. Em 2023, o Banco Central trazia 80% das suas reservas internacionais, é um seguro, que vale tanto para o país quanto para o investidor.
Diversificação geográfica
Assim como foi citado acima, a diversificação dos investimentos pode ser também geográfica, e não somente dos ativos. Essa também não é só uma atitude boa, mas também uma necessidade para os investidores que querem crescer no meio.
De acordo com o World Federal Exchanges e o Bank for International Settlements, o mercado de ações brasileiro é de somente 1% do mercado global. Ter acesso a essas companhias é explorar novos setores, como o S&P500.
Liquidez
Procurando alta movimentação financeira? O mercado de ações nos Estados Unidos é a melhor opção para todos os investidores, já que oferece, além de muitas oportunidades diferenciadas, existe grande possibilidade de movimentações financeiras. Esses são apenas 3 dos muitos motivos para começar a realizar investimentos internacionais.