

Em março de 2025, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou uma alta de 0,56%, acumulando 5,48% nos últimos 12 meses, ultrapassando a meta estabelecida pelo governo. A inflação do grupo de alimentação e bebidas teve um aumento de 1,17% no mês.
Conforme dados do IBGE, essa elevação nos preços tem levado os consumidores a buscar alternativas mais econômicas para manter uma alimentação saudável.
Com o aumento constante no preço dos alimentos, o iogurte tem pesado no bolso do consumidor. Mas há boas notícias: é possível continuar consumindo esse alimento tão nutritivo e versátil com alternativas mais econômicas, saudáveis e fáceis de preparar em casa.
Publicidade
Veja três soluções práticas para substituir o iogurte industrializado sem perder sabor nem benefícios para a saúde.
1. Iogurte natural caseiro com apenas dois ingredientes
Se você consome iogurte com frequência, essa opção pode representar uma boa economia. Com apenas um litro de leite e um potinho de iogurte natural sem açúcar, você consegue produzir um litro inteiro de iogurte caseiro.
2. Vitamina de frutas com aveia ou chia
Para quem busca uma alternativa rápida e nutritiva, a clássica vitamina de frutas pode cumprir muito bem esse papel. Com leite (ou bebida vegetal), frutas da estação, aveia ou chia, é possível obter uma bebida cremosa, rica em fibras, vitaminas e minerais.
Essa combinação substitui bem o iogurte no café da manhã, especialmente quando a prioridade é saciedade e praticidade. E o melhor: os ingredientes são acessíveis e rendem várias porções.
3. Coalhada caseira
Outro substituto econômico e saudável é a coalhada, que também pode ser feita em casa com leite e iogurte, mas com uma textura diferente, mais leve e ideal para quem gosta de sabores mais suaves. Ela pode ser consumida pura, com sal e azeite (no estilo árabe), ou com frutas e mel, sendo ótima tanto para pratos doces quanto salgados.
Com criatividade e ingredientes simples, é possível manter uma alimentação equilibrada e saborosa, mesmo diante da alta na inflação. Seja com o iogurte caseiro, a vitamina reforçada ou a coalhada, o importante é apostar em alternativas que sejam boas para o bolso e para a saúde.
Colaborou: Renata Duque.
Publicidade