Nos últimos anos, o mercado de smartphones usados têm ganhado destaque, especialmente entre os consumidores mais jovens, como a Geração Z. O crescimento desse segmento é impulsionado não apenas pela busca por opções mais acessíveis, mas também pela conscientização sobre a sustentabilidade e o desperdício eletrônico.
Leia também
O mercado global de celulares usados cresceu 5% de 2021 para 2022, com a Apple (AAPL34) representando metade do mercado de revenda de telefones.
Um fato que comprova essa preferência dos consumidores foi a redução de 13% nas vendas de pré-encomenda do iPhone 16, em comparação ao modelo anterior.
Publicidade
Segundo dados da Business Insider, a preferência da Geração Z por iPhones usados pode ser atribuída a vários fatores. O principal deles: as pessoas começaram a ter a percepção de que as inovações das novas versões dos smartphones não justificam o alto preço dos modelos, levando muitos jovens a optar por alternativas mais econômicas.
Além disso, a sustentabilidade se tornou um aspecto importante para a Geração Z. O que faz com que cada vez mais jovens optem por um aparelho já usado para economizar e consumir de forma mais consciente.
A melhora na qualidade dos aparelhos restaurados melhorou significativamente, tornando-os mais confiáveis. Glen Cardoza, analista da Counterpoint, destaca que os consumidores estão mais cientes das opções de restauração de aparelhos usados, impulsionados por campanhas publicitárias e recomendações de amigos.
Com uma combinação de preços acessíveis e preocupações ambientais, é provável que a prática de compra dos smartphones usados ganhe ainda mais força nos próximos anos.
Colaborou: Renata Duque.
Publicidade