

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma das primeiras tarifas do ano e deve estar no planejamento financeiro de todos os proprietários de veículos. No entanto, vale lembrar que as datas e opções de pagamento variam em cada estado.
No Rio de Janeiro, por exemplo, onde as datas já foram divulgadas (confira aqui), existem duas maneiras de realizar o pagamento do imposto. Confira abaixo:
- Por meio da Guia de Regularização de Débitos (GRD) – que poder ser emitida pelo contribuinte no início do ano no Portal do IPVA da Fazenda ou no site do banco Bradesco;
- ou em qualquer agência bancária.
Vale citar que, de acordo com esta matéria do E-Investidor, os valores a serem pagos neste ano estão, em média, 4,39% mais baixos, segundo cálculos da Secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-RJ).
Em suma, para carros e motos, que representam a maior parte da frota, as reduções médias serão de 4,61% e 3,97%, respectivamente. A estimativa foi feita com base na tabela de valores venais dos carros, que foi publicada no Diário Oficial na última semana de dezembro de 2023.
Publicidade
Além disso, é importante lembrar que a primeira data de vencimento do calendário de pagamentos – que vale para a cota única e para a primeira parcela – é o dia 22 de janeiro, para os automóveis com final de placa número 0.
Colaborou: Vitória Tedeschi.