No último sábado (4), durante a conferência anual da Berkshire Hathaway, o megainvestidor Warren Buffett e presidente da companhia compartilhou dicas valiosas de investimentos e deu detalhes de como aplica tais lições na prática.
Leia também
De acordo com a CNBC, este ano, Buffett compartilhou ideias não só sobre os fundamentos financeiros por trás do portfólio da Berkshire, mas também sobre o caminho para uma vida de sucesso.
Dentre os principais conselhos, que foram dados durante as 4 horas de reunião, confira abaixo 3 deles:
Publicidade
1 – Investimento inteligente
Ainda de acordo com o mesmo portal, após um acionista perguntar a Buffett sobre “quando comprar ou vender um investimento”, Buffett citou seu parceiro de longa data Charlie Munger e disse: “Charlie e eu tomamos decisões extremamente rápidas, mas com efeito depois de anos pensando sobre os parâmetros que nos permitiriam tomar uma decisão rápida quando ela se apresentasse”.
Segundo ele, Charlie não investiu consideravelmente na Apple (AAPL34) até sentir que entendia completamente o comportamento do consumidor: “Uma compreensão que alcançou depois de possuir vários outros negócios de consumo, tanto bem-sucedidos quanto malsucedidos”, disse ele.
Em resumo, Buffett afirmou que não compra nenhum investimento por impulso. “Só depois de determinar que o iPhone era ‘talvez o melhor produto de todos os tempos’ é que ele (Charlie) comprou”, sintetiza.
Publicidade
“Charlie e eu perdemos muitas coisas… nunca nos preocupamos em perder algo que não entendíamos”, finaliza ele.
2 – O que não tem graça costuma ser um ótimo investimento
Como uma continuação do conselho anterior, Warren destacou que não adianta investir em um negócio que você não sabe como funciona economicamente ou os detalhes que vão fazer aquilo dar certo.
O investidor citou que inteligência artificial e criptomoedas podem ser temas excitantes, mas bateu na tecla de que se deve investir em empresas que se possa entender.
Publicidade
“Perdemos muitas coisas e o que realmente lamentamos foi ter perdido algo que acabou sendo muito grande. Nunca nos preocupamos com algo que não entendíamos. Por que deveríamos ser capazes de prever o futuro de cada negócio, assim como não podemos prever quais serão os rendimentos de trigo no próximo ano?”, disse ele.
3 – Escreva seu próprio obituário
Diferente das dicas anteriores que tinham total ligação com o mercado financeiro, o investidor aproveitou também para aconselhar os acionistas sobre a vida.
Quando questionado sobre: “Que conselho você gostaria de compartilhar hoje e que acredita que todos precisam ouvir?”, ele citou novamente Munger e repetiu uma orientação do amigo: “Pense em como você gostaria que seu obituário fosse lido e comece a construir uma vida que o levará até lá”, disse ele, ainda de acordo com a CNBC.
Publicidade
“Eu sempre digo aos alunos: encontrem um emprego que vocês gostariam de ter se não precisassem de emprego. Às vezes você descobre isso muito cedo e às vezes passa por várias experiência. Mas não se esqueça do que você está realmente tentando fazer”, acrescentou.
“Espere algumas dificuldades ao longo do caminho, mas se você pensar dessa forma, é mais provável que você chegue lá”, finalizou.
Confira um trecho do evento abaixo:
Colaborou: Vitória Tedeschi.