Na última quinta-feira (31), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou decreto que prevê a volta do jogo de aposta Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), nas loterias da Caixa Econômica Federal. A autorização, publicada no Diário Oficial da União (DOU), também foi assinada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Leia também
“O Ministério da Fazenda poderá autorizar, em caráter transitório, a exploração direta da Lotex pela Caixa Econômica Federal por prazo determinado ou até o início da execução indireta pelo operador vencedor do processo licitatório de concessão”, diz trecho do documento.
A Lotex é popularmente conhecida como “raspadinha”, isso porque, para apostar, o consumidor precisa usar algum objeto – geralmente uma moeda – para raspar a cartela e saber se ganhou algum prêmio.
A promoção de jogos de loteria faz parte de um projeto da equipe econômica de Lula para arrecadar dinheiro ao caixa do governo. A estimativa da Fazenda é que a arrecadação por meio de loteria chegue à casa dos R$ 5 bilhões.
Publicidade
Colaborou: Vitória Tedechi.