Nesta quarta-feira (26), ações europeias cessaram uma série de seis dias de ganhos. Tudo isso porque foram pressionadas pelos resultados abaixo do esperado da empresa de artigos de luxo LVHM (EPA: MC). Outro fator que influenciou o resultado foi a decisão do Federal Reserve sobre as taxas de juros.
De acordo com a Reuters, após registrar a maior sequência de ganhos desde janeiro, nesta terça-feira (25), o índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,53%, a 465,46 pontos.
Com uma queda de 5,2%, ações da LVMH tiveram sua maior perda percentual diária ao longo de quase 17 meses. A trajetória de crescimento da maior empresa de luxo do mundo não está performando como o esperado.
Publicidade
As empresas rivais, como Kering e Hermès também apresentaram queda, cerca de 1,8% e 2,4%, respectivamente. Esses números acabaram pressionando o índice francês CAC 40 para um recuo de 1,35%. Outra ação que também caiu foi da Christian Dior, que perdeu 4,0%.
Com essas quedas em empresas bilionárias, os investidores irão mudar seu foco para o Fed, que tende a aumentar a taxa de juros em 0,25 ponto percentual nesta quarta (26).
Já na próxima quinta-feira (27), o Banco Central Europeu deve aumentar as taxas de juros. É provável que o aumento seja de 0,25 (ponto percentual), para a faixa de 3,5% a 3,75%.
Colaborou: Tamyres Sbrile.
Publicidade