A Mega da Virada é um dos eventos mais esperados do ano no Brasil. Milhões de pessoas apostam na esperança de ganhar o prêmio, que desta vez está com valor recorde de R$ 570 milhões. Mas, a cada ano, uma nova lenda circula nas redes sociais sobre o sorteio.
Leia também
Este ano, a lenda da bolinha mais leve voltou a ganhar força. De acordo com a desinformação, a Caixa Econômica Federal, responsável por sortear a Mega da Virada, estaria usando bolinhas com pesos diferentes para manipular o resultado.
A Caixa já desmentiu a fake news. Segundo a instituição, todas as bolinhas usadas no sorteio da Mega da Virada têm o mesmo peso e medida: 66 gramas e 50 milímetros. Elas são fabricadas em borracha maciça e passam por rigorosos testes de qualidade antes de serem utilizadas.
Publicidade
“A análise técnica das bolas utilizadas é realizada periodicamente, por um instituto de metrologia especializado, com o objetivo de atestar a integridade e aleatoriedade dos sorteios, garantindo que cada bola possui a mesma condição física e a mesma probabilidade de ser sorteada. Mantemos contrato com a entidade responsável pela aferição das bolas e esse documento é público”, explicou Barbara Sakamoto, gerente executiva da Superintendência Nacional de Loterias da CAIXA.
Colaborou: Gabrielly Bento