Em nota, o INSS informou que a paralisação foi programada pela Dataprev, empresa que cuida dos serviços tecnológicos do instituto. A suspensão foi realizada para modernizar os sistemas.
Quando a suspensão do Meu INSS será encerrada?
Segundo publicação da instituição previdenciária, a suspensão do Meu INSS, tanto o site quanto o aplicativo, está prevista para ser encerrada no dia 01 de fevereiro de 2026. Ainda, segundo reportagem do E-Investidor, a previsão é de que os sistemas digitais retornem a funcionar na manhã do dia 02 de fevereiro. Vale ressaltar esses serviços ficaram indisponíveis a partir das 19h do horário de Brasília do dia 27 de janeiro de 2026.
E a suspensão da Central Telefônica 135?
Assim como os recusos digitais do Meu INSS, a Central Telefônica 135 possui previsão para o encerramento da suspensão no dia 01 de fevereiro de 2026. Geralmente, a Central opera de segunda a sábado, das 07h às 22h, conforme publicação do INSS. Por se tratar de um serviço de utilidade pública, as ligações para esse canal são gratuitas.
Serviços do Meu INSS
O aplicativo e o site do Meu INSS fornece vários serviços ao contribuinte, que pode realizá-los no conforto da sua casa. É possível, por exemplo, agendar uma perícia médica, localizar a agência previdenciária mais próxima ou simular a aposentadoria, segundo o site do instituto.
Além disso, é possível dar entrada na aposentadoria ou em outros benefícios do seguro social pelo serviço online. Assim, os documentos enviados podem ser digitalizados pelo celular do colaborador do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o requerimento pode ser acompanhado pelo aplicativo.
Colaborou: Laura Mello.