

A rede chinesa Mixue, especializada em sorvetes e bebidas geladas como bubble tea, anunciou um investimento de R$ 3,2 bilhões para iniciar suas operações no Brasil, marcando sua entrada como a primeira grande rede de fast food chinesa no país.
Publicidade
A rede chinesa Mixue, especializada em sorvetes e bebidas geladas como bubble tea, anunciou um investimento de R$ 3,2 bilhões para iniciar suas operações no Brasil, marcando sua entrada como a primeira grande rede de fast food chinesa no país.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A expectativa é criar até 25 mil empregos nos próximos cinco anos, ampliando o impacto econômico da marca que já possui mais de 45 mil lojas em 12 países, incluindo China, Singapura e Tailândia.
Conforme o governo federal, o anúncio foi feito durante a recente visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China, que resultou em um pacote de investimentos chineses de R$ 27 bilhões em setores variados da economia brasileira.
A trajetória da Mixue começou de forma modesta em 1997, quando Zhang Hongchao, um universitário de 21 anos, utilizou a economia de sua avó para montar uma pequena barraca de doces e um carrinho de raspadinhas na província chinesa de Henan. Apenas dois anos depois, ele inaugurou a primeira loja da Mixue Bingcheng, diversificando o cardápio para adicionar limonadas e milkshakes.
Publicidade
Hoje, quase três décadas após sua fundação, a Mixue se tornou uma das maiores redes de bebidas geladas e sorvetes do mundo, superando em número de lojas gigantes como McDonald’s (43 mil unidades) e Starbucks (40,5 mil unidades).
Conforme a BBC, a empresa é conhecida por suas franquias de baixo custo, alta rotatividade e preços acessíveis – características que atraíram uma ampla base de consumidores jovens na Ásia. Em 2022, a rede registrou lucro líquido de US$ 300.
O sucesso da Mixue está em seu modelo de negócios verticalmente integrado, que inclui a produção própria de matérias-primas e a fabricação dos equipamentos fornecidos aos franqueados. Esse modelo reduz os custos operacionais e garante margens de lucro mesmo com produtos vendidos a preços competitivos – em média R$ 4,70 por item.
Além disso, a rede se destaca por sua identidade visual simples e chamativa, centrada em torno do mascote Snow King, que se tornou um símbolo popular entre seus clientes.
Publicidade
Com o capital de R$ 3,2 bilhões, a Mixue planeja expandir para diversas regiões brasileiras, apostando em preços acessíveis e marketing agressivo para conquistar o público local.
Colaborou: Gabrielly Bento.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador