

Chocolate pode parecer um produto simples, mas foi com ele que a marca Tony’s Chocolonely construiu um negócio bilionário.
Publicidade
Chocolate pode parecer um produto simples, mas foi com ele que a marca Tony’s Chocolonely construiu um negócio bilionário.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Fundada em 2005 na Holanda, a empresa alcançou mais de US$ 230 milhões (cerca de R$ 1,1 bilhão) em faturamento ao apostar em duas estratégias centrais: marketing com influenciadores e um posicionamento claro baseado em propósito.
Segundo a Fortune, apesar de estar no mercado há quase 20 anos, a marca só começou a investir em publicidade recentemente, e optou por caminhos alternativos. Em vez de grandes campanhas em mídia tradicional, a Tony’s focou em parcerias com criadores de conteúdo e vídeos virais nas redes sociais. Uma ação simples, como derreter uma barra com café quente em vídeos no TikTok, ajudou a aumentar o alcance e conquistar novos públicos.
Publicidade
Essa aproximação com o consumidor jovem, especialmente aqueles que valorizam autenticidade, se mostrou eficaz. E o melhor: foi uma estratégia de baixo custo. Ao ver o produto recomendado por alguém em quem confiam, os consumidores criam uma conexão emocional com a marca, algo que a propaganda convencional dificilmente alcança.
Além da comunicação diferenciada, a empresa construiu sua identidade com base na responsabilidade social. Desde o início, a Tony’s defende práticas justas na cadeia produtiva do cacau, combate o trabalho forçado e remunera produtores com valores acima do mercado. Isso se reflete no próprio produto: suas barras vêm com divisões irregulares, representando as desigualdades na indústria.
Para pequenos e médios empreendedores no Brasil, o caso mostra que é possível crescer sem grandes investimentos iniciais, desde que haja coerência entre discurso e prática. Duas lições ficam claras:
Mais do que vender, marcas que criam valor conseguem ocupar espaço duradouro no mercado, especialmente quando o produto é algo tão presente no cotidiano quanto o chocolate.
Colaborou: Victória Gabriella.
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador