

Os brasileiros com idade igual ou superior a 60 anos, segurados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), estão sendo contemplados com uma série de vantagens financeiras que vão além da tradicional aposentadoria e dos financiamentos. As medidas representam um reforço importante na renda dessa faixa da população.
Neste mês de abril, começa a ser depositada a primeira parcela do abono salarial, valor antecipado anualmente aos aposentados e pensionistas do INSS. Além disso, os idosos continuam tendo acesso facilitado ao crédito consignado, que pode ser parcelado em até 96 vezes, com taxas de juros reduzidas em relação ao mercado comum.
Mas os benefícios não param por aí. A partir de maio, esse grupo também passa a ter prioridade na liberação das restituições do Imposto de Renda. A Receita Federal, conforme previsto em lei, garante que pessoas com mais de 65 anos sejam contempladas nos primeiros lotes de pagamento.
Quem tem prioridade nos pagamentos da restituição?
Os pagamentos da restituição seguem uma ordem de prioridade definida pelo Governo Federal. Têm preferência:
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Pessoas com deficiência ou doenças graves;
- Contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
- Quem usou a declaração pré-preenchida;
- Quem optou por receber a restituição via PIX.
Quando a 1ª parcela da restituição será paga?
Os pagamentos da restituição serão feitos em cinco lotes, com início no dia 30 de maio e finalização em 30 de setembro. Os contribuintes poderão acompanhar a situação da restituição por meio do site ou do aplicativo oficial do órgão.
Calendário de restituição
Os valores serão liberados sempre no fim de cada mês, seguindo as seguintes datas:
- 1º lote: 30 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 29 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
Com a antecipação de benefícios e a prioridade no acesso a valores como a restituição do Imposto de Renda, os idosos segurados pelo INSS, ganham um importante alívio no orçamento.
Publicidade
Colaborou: Gabrielly Bento.