Na sexta-feira (22), a Receita Federal abriu a consulta para o quinto lote da restituição do Imposto de Renda 2023. No total, 1.261.100 contribuintes vão receber R$ 1,9 bilhão. Os pagamentos serão feitos no dia 29 de setembro.
Leia também
Vale lembrar que outros quatro lotes já foram pagos em maio, junho, julho e agosto.
Confira abaixo quais grupos vão receber o dinheiro na próxima semana:
- 7.402 idosos acima de 80 anos;
- 57.572 idosos entre 60 e 79 anos;
- 6.847 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 19.864 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 141.577 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix;
- 1.027.838 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 15 de setembro.
Quem retificou a declaração, pode conferir se já terá acesso ao valor no quinto lote, basta entrar na página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”, informando CPF, data de nascimento e o ano correspondente à declaração.
Publicidade
Nos casos de retificação do documento ou correção de pendências encontradas pela Receita, o contribuinte entra no final da fila para receber a restituição. Mas não há com o que se preocupar, pois se não for contemplado pelo quinto lote, o cidadão deve receber o dinheiro nos lotes residuais pagos nos próximos meses. Esse será o caso das pessoas que retificaram ou entregaram o documento apenas após o dia 15 de setembro, por exemplo.
Para saber mais sobre a restituição do Imposto de Renda, leia a matéria completa aqui.
(Colaborou Beatriz Castro)