Os primeiros aprendizados que se tem sobre o dinheiro impactam significativamente a maneira em que as pessoas lidam com finanças ao longo da vida, e é por isso que devemos iniciar conversas sobre finanças com crianças desde cedo.
Leia também
Fundador da iniciativa Multiplicando Sonhos e colunista do E-Investidor, Evandro Mello, ressalta a importância deste diálogo para o desenvolvimento saudável das habilidades financeiras dos pequenos em seu último texto para o E-Investidor.
De acordo com Mello, existem três abordagens comuns das famílias em relação ao dinheiro que podem influenciar negativamente o entendimento das crianças sobre finanças:
- A falta de diálogo sobre o assunto;
- a frustração causada pela falta de recursos financeiros;
- e a abordagem sentimental que associa dinheiro a conflitos familiares.
Portanto, é essencial conversar sobre finanças desde a infância. O momento ideal para começar a falar sobre o assunto é quando as crianças começam a pedir coisas que custam dinheiro.
Publicidade
Esse diálogo pode começar de maneira didática, explicando como o dinheiro é conquistado e como deve ser gerenciado para atender às necessidades de toda a família.
Ao envolver as crianças nas decisões financeiras familiares, elas podem aprender a fazer escolhas conscientes, priorizando o que é mais importante e entendendo que cada desejo realizado implica em sacrifícios em outras áreas.
Essa prática contribui para a formação de indivíduos mais solidários, pacientes e capazes de realizar seus próprios planejamentos financeiros ao crescerem.
Colaboração: Renata Duque.
Publicidade