Publicidade

Radar da Imprensa

Quando começar a falar com os filhos sobre dinheiro?

É essencial conversar sobre dinheiro desde a infância

Quando começar a falar com os filhos sobre dinheiro?
Quando começar a falar com os filhos sobre dinheiro? Foto: Envato Elements

Os primeiros aprendizados que se tem sobre o dinheiro impactam significativamente a maneira em que as pessoas lidam com finanças ao longo da vida, e é por isso que devemos iniciar conversas sobre finanças com crianças desde cedo.

Fundador da iniciativa Multiplicando Sonhos e colunista do E-Investidor, Evandro Mello, ressalta a importância deste diálogo para o desenvolvimento saudável das habilidades financeiras dos pequenos em seu último texto para o E-Investidor.

De acordo com Mello, existem três abordagens comuns das famílias em relação ao dinheiro que podem influenciar negativamente o entendimento das crianças sobre finanças:

  • A falta de diálogo sobre o assunto;
  • a frustração causada pela falta de recursos financeiros;
  • e a abordagem sentimental que associa dinheiro a conflitos familiares.

Portanto, é essencial conversar sobre finanças desde a infância. O momento ideal para começar a falar sobre o assunto é quando as crianças começam a pedir coisas que custam dinheiro.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Esse diálogo pode começar de maneira didática, explicando como o dinheiro é conquistado e como deve ser gerenciado para atender às necessidades de toda a família.

Ao envolver as crianças nas decisões financeiras familiares, elas podem aprender a fazer escolhas conscientes, priorizando o que é mais importante e entendendo que cada desejo realizado implica em sacrifícios em outras áreas.

Essa prática contribui para a formação de indivíduos mais solidários, pacientes e capazes de realizar seus próprios planejamentos financeiros ao crescerem.

Colaboração: Renata Duque.

Web Stories

Ver tudo
<
>