O que este conteúdo fez por você?
- Reservar um tempo para ler sobre educação financeira é fundamental para organizar as finanças
- Investir tempo e dinheiro em hábitos saudáveis garantem uma vida mais feliz, equilibrada e a redução preventiva de gastos financeiros com problemas de saúde
- Celebre as mudanças positivas e prepare-se para manter hábitos financeiros saudáveis no futuro
Contagem Regressiva: 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1… Feliz ano-novo! Muito são os votos com a chegada no novo ciclo. A virada do ano traz consigo esperança, renovação, reflexão, expectativas, celebração.
Leia também
É um calendário ainda não rasurado. Uma tela de pintura em branco à nossa frente. À medida que nos despedimos do ano anterior, lembramos que a construção de um ano vitorioso está em nossas mãos. É a oportunidade de aproveitar a energia do otimismo do momento, para moldar o destino por meio de novos hábitos e pintar uma imagem financeira positiva e criar uma carreira vibrante para o próximo ano.
Proponho então um desafio dos primeiros 30 dias do ano, com um passo a passo a seguir, para mudar sua vida financeira de uma vez por todas.
Desafio 30 dias
Dia 1 – Faça uma lista dos sonhos e metas do ano: escreva sem filtro, tudo aquilo que você deseja realizar no ano que está chegando.
Publicidade
Dia 2 – Ordene a lista por prioridade e cheque as metas: Agora leia sua lista novamente, estabeleça metas concretas e factíveis. Selecione apenas cinco delas para perseguir durante o ano.
Dia 3 – Construa um orçamento: faça uma planilha com as categorias principais de seus gastos (vide planilha gratuita no site do Estadão E-Investidor ou no meu site, na aba “dicas e curiosidades”). Organize começando por receitas, depois moradia, transporte, alimentação e assim por diante. Lembre-se de Incluir as linhas “Doar’ e “Poupar”.
Estabeleça meta para cada categoria e garanta que a somatória caiba dentro da sua receita mensal. Como sugestão, você pode usar a distribuição de 70% em gastos, 20% em economias para investir e 10% para doação.
Dias 4 e 5 – Faça levantamento histórico de suas finanças com base nos três últimos meses do ano anterior, classificando todos os gastos de seu extrato bancário e das suas faturas de cartão de crédito, nas categorias do seu orçamento. Abra colunas na planilha para “outubro”, “novembro” e “dezembro”, para registrar os lançamentos.
Publicidade
Atenção: não faça contas de cabeça ou estimativas, registre exatamente o que estiver no seu extrato, linha por linha.
Dia 6 – Analise suas finanças atuais: é hora de fazer uma análise comparativa dos meses anteriores e ajustar o orçamento, refletir e estabelecer metas de redução de gastos por categoria.
Dia 7 – Crie imagens mentais positivas associadas a alcançar suas metas financeiras: esse passo é uma poderosa ferramenta psicológica para mudar hábitos e alcançar metas. Recorte ou imprima figuras que simbolizem os cinco sonhos escolhidos. Fixe no espelho do seu banheiro, na tela do seu computador, na tela de fundo do seu celular ou coloque dentro da sua carteira.
Dia 8 – Estabeleça um Hábito de Orçamento Semanal: revise os gastos da primeira semana e mediante seu orçamento mensal, estabeleça o orçamento para a segunda semana do mês.
Publicidade
Dia 9 – Abra uma conta investimentos e configure transferência automática mensal: envie o valor correspondente à sua meta poupar à sua conta investimentos (sugestão de 20% da sua receita). Se você estiver ainda construindo uma reserva de emergência, invista o valor em um fundo de investimentos de renda fixa conservador, com liquidez diária.
Dia 10 – Analise taxas bancárias e gastos com serviços: analise taxas bancárias e considere mudar para uma conta mais vantajosa. Entre em contato com provedores de serviços para negociar contas de telefonia, internet, TV a cabo, streamings, pacotes de aplicativos ou de utilidades tecnológicas. Revise e cancele assinaturas online desnecessárias. Analise as despesas automáticas.
Dia 11 – Faça uma lista de dívidas (se for seu caso): organize todas as suas dívidas em uma outra planilha, com colunas como valor total da dívida atualizado, valor das parcelas, taxa de juros (incluindo encargos financeiros), prazo de liquidação.
Dia 12 – Monte um plano para quitação das dívidas: entre em contato com as intuições credoras para negociá-las, para repactuar prazos, para trocar por linhas de crédito mais baratas. Aqui você pode usar o racional do porcentual de economias (20% sugeridos) para quitar as dívidas. Muitas vezes vale a pena buscar ajuda profissional para fazer cálculos e montar um plano de ação.
Publicidade
Dia 13 – Registre emoções ligadas a comportamentos financeiros: vale a pena adotar um diário de registros emocionais para ajudar a identificar hábitos financeiros destrutivos. Aumente seu grau de observação de si mesmo, de seus pensamentos, emoções e comportamentos para conseguir reconhecer hábitos que prejudicam sua saúde financeira e mental. Se preciso for, busque ajuda de um psicólogo que atue com comportamentos financeiros para ajudar.
Dia 14 – Pratique a gratidão: reconheça pequenas conquistas em sua caminhada. Agradeça pelo que você tem e pelo seu progresso. Envie uma mensagem de gratidão a alguém que te apoiando neste percurso.
Metade do mês
Dia 15 – Faça um balanço da metade do mês: revise os gastos da primeira quinzena do mês e estabeleça as metas de ganhos e gastos para os próximos quinze dias adequados ao orçamento mensal estabelecido.
Dia 16 – Pratique a doação: selecione uma instituição a qual você tenha afinidade e confiança para a prática da doação mensal e faça a transferência do valor estabelecido para isso. Se possível, faça uma visita presencial, para materializar a ação e o senso de contribuição em sua mente.
Dia 17 – Exercite seu networking profissional: invista tempo em relacionamentos para oportunidades profissionais. Faça uma lista de pessoas as quais você deseja aumentar seu nível de contato. Marque encontros, reuniões, videoconferências, mande mensagens. Lembre-se também de dar atenção a pessoas, de contribuir, de ajudar com empatia, de dar abertura e oferecer disponibilidade.
Publicidade
Dia 18 – Invista tempo em seu desenvolvimento profissional: faça uma lista de habilidades e competências que você gostaria de desenvolver ao longo do ano. Procure cursos, pesquise preços, seleciones livros e artigos para leitura.
Dia 19 – Avaliação de investimentos e revisão de seguros: analise o desempenho de seus investimentos. Revise seus seguros. Reserve tempo regularmente para ler sobre educação financeira. Crie Hábitos de leitura financeira.
Dia 20 – Limpeza e organização de armários, documentos físicos e digitais: a organização de sua vida em geral reflete e é refletida em sua organização financeira. Aproveite para organizar gavetas, armários e documentos e limpar e-mails e fotos.
Dia 21 – Venda de itens não utilizados: aproveite a faxina e identifique itens em casa que você pode vender. Separe os itens e anuncie em sites de negociação. Entre em contato com instituições para doar o que não for vendido.
Publicidade
Dia 22 – Faça um balanço das três primeiras semanas do mês: revise os gastos da terceira semana e estabeleça as metas de ganhos e gastos para o fechamento do mês de acordo com o orçamento mensal estabelecido.
Dia 23 – Confronto com hábitos compulsivos ou disfuncionais: revise o diário de registros emocionais e identifique seus hábitos financeiros atuais e analise áreas para melhoria. Identifique padrões de compra e faça escolhas conscientes.
Dia 24 – Planejamento de compras para o próximo mês: planeje compras importantes com antecedência. Faça listas, pesquise preços e estabeleça prioridades.
Dia 25 – Planejamento de ações profissionais o próximo mês: revisite suas metas para o ano. Desenhe um plano de ação para realizar no mês seguinte na direção de suas metas.
Dia 26 – Estabeleça metas financeiras de curto, médio e longo prazo: estabeleça uma meta de valor segura como fundo de emergência. Reavalie ou comece a contribuir para um plano de aposentadoria.
Dia 27 – Dia da conversa financeira Familiar: promova a transparência financeira e cultive relacionamentos positivos em assuntos financeiros. Mantenha comunicação aberta sobre finanças com parceiros ou familiares. Use um dia do mês para conversar sobre os orçamentos, ganhos e gastos conjuntos e individuais.
Aproveite para compartilhar sonhos e metas em família e dar incentivo e suporte a pessoas queridas e lembre-se de usar da empatia para compreender as perspectivas financeiras dos outros.
Dia 28 – Dia da revisão dos hábitos saudáveis: aproveite este dia para fazer um balanço de seus hábitos de vida saudável quanto a sono, alimentação, exercícios e lazer. Reconheça a importância desses hábitos para a saúde mental e para o equilíbrio emocional na tomada de decisões financeiras.
Investir tempo e dinheiro em hábitos saudáveis promovem uma vida mais feliz, equilibrada e a redução preventiva de gastos financeiros com problemas de saúde.
Dia 29 – Faça um balanço do mês: revise os gastos feitos no mês vigente e faça os lançamentos na planilha de controle. Estabeleça as metas de ganhos e gastos para o próximo mês de acordo com o orçamento anual estabelecido.
Dia 30 – Celebração das conquistas: dia de comemorar. Celebre as mudanças positivas e prepare-se para manter hábitos financeiros saudáveis no futuro. Celebre o progresso. Regularmente reconheça e comemore suas conquistas financeiras e mentais.
Todos os dias são como pinceladas no quadro da nossa vida, em que podemos criar a obra-prima do nosso destino usando hábitos positivos com cores vibrantes.
Em 2024, vamos construir uma trilha para o sucesso, utilizando a transformadora força das escolhas que fazemos a cada dia. Com determinação e otimismo, vamos dar forma a um ano cheio de conquistas e realizações financeiras, adicionando cada pincelada com propósito e paixão.