O depósito referente a esse lote será efetuado no dia 29 de agosto. Imagem: Adobe Stock.
A Receita Federal anunciou na última sexta-feira (22) que já está disponível a consulta para o 4º lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025. Contribuintes que enviaram a declaração neste ano com todos os dados corretos, já podem verificar se estão entre os contemplados deste lote.
O depósito referente a esse lote será efetuado no dia 29 de agosto. Segundo a Agência Brasil, aproximadamente 1,9 milhão de brasileiros receberão os valores neste grupo.
Além dos contribuintes que declararam em 2025, também estão incluídas restituições residuais de exercícios anteriores, ou seja, valores que ficaram pendentes em anos passados e agora estão sendo regularizados.
Veja como fazer a consulta da restituição do imposto de renda
Para descobrir se você está entre os beneficiados do 4º lote, o processo é simples. Basta acessar o portal da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e selecionar a opção “Consultar Restituição”.
A verificação também pode ser feita diretamente pelo aplicativo oficial da Receita, disponível para celulares e tablets, o que facilita o acesso para quem prefere consultar on-line.
Quem tem direito a receber neste lote?
Os pagamentos realizados contemplam pessoas que enviaram a declaração dentro do prazo e que têm direito à restituição, além daqueles que aguardavam valores de anos anteriores. O montante será creditado automaticamente na conta bancária ou chave Pix que foi informada pelo contribuinte no momento da declaração.
As restituições foram organizadas da seguinte maneira:
1.454.509 contribuintes que não possuem prioridade;
312.915 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou escolheram receber via Pix;
72.434 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
22.841 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
13.515 contribuintes com mais de 80 anos;
7.821 contribuintes com deficiência física, mental ou portadores de doença grave.
Como proceder em caso de problemas no crédito?
Caso o valor da restituição não seja creditado na conta informada na declaração, por exemplo, se a conta tiver sido encerrada ou estiver com dados incorretos, o contribuinte poderá resgatar a quantia diretamente no Banco do Brasil.
Os valores ficam disponíveis para saque por até 12 meses. Após esse prazo, será necessário reagendar o pagamento por meio do portal da Receita Federal.
Já se o contribuinte consultar o lote e não encontrar seu nome na lista da restituição do Imposto de Renda Pessoa, é recomendável acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração.