

Com o objetivo de reduzir os impactos da inflação sobre os itens essenciais e garantir dignidade às famílias de baixa renda, o Governo Federal lançou o programa Gás do Povo, uma nova política pública que oferece acesso gratuito ao gás de cozinha.
Publicidade
Com o objetivo de reduzir os impactos da inflação sobre os itens essenciais e garantir dignidade às famílias de baixa renda, o Governo Federal lançou o programa Gás do Povo, uma nova política pública que oferece acesso gratuito ao gás de cozinha.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A expectativa é atender aproximadamente 15,5 milhões de famílias em todo o país, beneficiando uma população estimada em 50 milhões de pessoas.
O programa é voltado para famílias que estão registradas no Cadastro Único (CadÚnico) e possuem uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou seja, R$ 759 em 2025, diz o Gov.
Famílias que já recebem o Bolsa Família terão prioridade automática na liberação do auxílio. Já os atuais beneficiários do Auxílio Gás continuarão recebendo o valor normalmente até a transição completa para o novo modelo.
No novo modelo, o auxílio em dinheiro deixa de existir e cada família passará a retirar o botijão de gás diretamente nos pontos de venda autorizados pelo governo federal. Segundo o próprio governo, a alteração garante mais transparência, eficiência e maior controle sobre a execução da política pública.
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Ministério do Desenvolvimento Social
O Gás do Povo começou a ser implementado oficialmente em setembro de 2025 e deve estar completamente operacional até o primeiro trimestre do próximo ano (2026). A entrega dos botijões está prevista para ter início em novembro de 2025.
Publicidade
A implantação ocorre em etapas, com base em um cronograma elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), que também é responsável pela coordenação do programa.
Após a confirmação do benefício, os contemplados poderão retirar o botijão de gás em revendas autorizadas, apresentando um vale eletrônico disponível no aplicativo do Gás do Povo.
Em locais com dificuldade de acesso digital, será possível utilizar um vale impresso ou cartão físico, retirado em agências da Caixa ou casas lotéricas.
Vale lembrar que não será realizado nenhum pagamento em dinheiro no momento da retirada.
O governo também disponibilizou três formas principais de acesso:
O Gás do Povo representa uma ampliação das políticas sociais voltadas à segurança alimentar e energética das famílias em situação de vulnerabilidade.
Publicidade
Colaborou: Giovana Sedano.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador