

O Banco do Brasil iniciou mais uma rodada de pagamentos do abono salarial do Pasep, contemplando cerca de 500 mil trabalhadores nesta semana. A novidade é que não é mais necessário ir até uma agência para sacar o valor — a quantia pode ser transferida ou movimentada por meios digitais, diretamente pelo aplicativo BB PASEP.
O abono é destinado a servidores públicos, militares e funcionários de empresas estatais que atenderam aos critérios do programa em 2023. O pagamento segue um cronograma baseado no mês de nascimento do trabalhador, estratégia adotada desde o ano passado para organizar os repasses.
De acordo com dados divulgados pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), mais de 25 milhões de brasileiros terão direito ao abono salarial em 2025, somando um total de R$ 30,7 bilhões disponíveis. Desse total, aproximadamente 22 milhões são profissionais da iniciativa privada, que recebem o PIS pela Caixa Econômica Federal, e outros 3,8 milhões são servidores públicos, beneficiários do Pasep, pago pelo Banco do Brasil.
Quem tem direito ao PIS/Pasep 2025?
Para receber o benefício, é necessário atender a alguns critérios estabelecidos pelo Ministério do Trabalho. Têm direito ao abono os trabalhadores que:
- Estiveram empregados com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2023;
- Receberam, em média, até dois salários mínimos mensais (R$ 2.640);
- Estão inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Têm os dados corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Calendário completo do PIS/Pasep 2025
Como receber o Pasep sem ir até o banco?
Além da opção de saque direto na agência ou em casas lotéricas, os trabalhadores podem optar por duas modalidades digitais: crédito em conta corrente no Banco do Brasil ou transferência bancária via o aplicativo BB PASEP para qualquer outra instituição financeira.
Publicidade
Para fazer a operação pelo app, basta:
- Entrar no aplicativo BB PASEP usando CPF e senha;
- Escolher a opção “Transferir”;
- Indicar o valor a ser transferido;
- Informar os dados da conta de destino;
- Confirmar a transação com a senha.
A transferência é gratuita, porém não ocorre via PIX — o que significa que o valor pode levar algumas horas ou até dias úteis para cair na conta destino.
O prazo para saque regular do PASEP vai até 28 de dezembro. Após essa data, ainda será possível solicitar os valores retroativamente por até cinco anos, mediante requerimento formal junto ao banco.
Colaborou: Gabrielly Bento.