Radar da Imprensa

Renda variável ou fixa: qual dá mais retorno?

Saber sobre cada investimento é muito importante antes de começar a investir

Renda variável ou fixa: qual dá mais retorno?
Renda variável e Renda fixa: retorno. Foto: Adobe Stock

Quando o assunto é investimento, uma das principais dúvidas dos investidores, especialmente os iniciantes, é sobre qual modalidade pode proporcionar mais retorno: renda variável ou renda fixa?

Para tomar uma decisão informada, é essencial entender as características, riscos e potenciais ganhos de cada tipo de investimento.

Entenda mais sobre renda fixa e renda variável

1. Renda fixa: o que é?

Investimentos em renda fixa são aqueles em que as condições de remuneração são definidas no momento da aplicação. Isso significa que o investidor sabe previamente quanto receberá ao final do período de investimento, salvo situações de crédito do emissor.

Quais são os principais investimentos:

  • Títulos públicos: emitidos pelo governo, como o Tesouro Direto, que oferece segurança e rentabilidade atrelada a índices de inflação, taxa Selic, ou prefixados;
  • CDBs (Certificados de Depósito Bancário): emitidos por bancos, com rendimento pós-fixado (atrelado ao CDI) ou prefixado;
  • LCIs e LCAs (Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio): isentas de imposto de renda para pessoas físicas, geralmente atreladas ao CDI;
  • Debêntures: títulos de dívida emitidos por empresas para financiar suas atividades.

2. Renda variável: o que é?

Na renda variável, o retorno não é previsível no momento da aplicação, pois depende das oscilações de mercado. O valor dos investimentos pode subir ou descer de acordo com diversos fatores econômicos, políticos e corporativos.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Quais são os principais investimentos:

  • Ações: participação no capital de empresas listadas na bolsa, que podem gerar lucros por meio de valorização dos papéis e dividendos;
  • Fundos de ações: fundos que investem predominantemente em ações, geridos por profissionais do mercado;
  • ETFs (Exchange Traded Funds): fundos que replicam a carteira de um índice, como o Ibovespa;
  • Fundos imobiliários (FIIs): investem em imóveis ou títulos do setor imobiliário, oferecendo rendimento periódico e valorização das cotas.

Mas, afinal, qual dá mais retorno: renda variável ou fixa?

A renda variável tem o potencial de oferecer retornos superiores aos de renda fixa. No entanto, vale lembrar que este tipo de investimento exige uma maior disposição para enfrentar riscos e volatilidade. Sendo assim, a renda fixa é indicada para quem busca segurança e previsibilidade, ainda que com retornos mais modestos.

Colaborou: Renata Duque.