O FGTS também pode render a partir de investimentos (Foto: Adobe Stock).
O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma reserva de dinheiro criada para proteger o trabalhador do regime CLT. Todos os meses, o empregador deposita 8% do salário do funcionário em uma conta na Caixa Econômica Federal. Esse valor rende com juros e correção monetária mensal, o que ajuda a manter o saldo atualizado.
Além disso, todos os anos o fundo pode ter um acréscimo com parte dos lucros obtidos pelo FGTS, aumentando o valor guardado para o trabalhador. Em agosto de 2024, foram distribuídos quase R$ 13 bilhões de lucro do FGTS, conforme divulgado pela Agência Brasil.
De acordo com a página do FGTS no site da Caixa, o lucro do FGTS vem dos investimentos que a CAIXA faz como gestora do fundo, aplicando em habitação, saneamento, infraestrutura e títulos públicos federais, seguindo as regras definidas pelo Conselho Curador do FGTS (CCFGTS).
Como funciona o rendimento do FGTS?
Conforme apresentado pela Lei nº 8.036, de 1990, e ressaltado pelo site da Caixa, todo dia 21 de cada mês as contas recebem atualização monetária mensal e juros de 3% a.a.; entenda:
Atualização monetária mensal: todos os meses, o saldo do FGTS é corrigido pela Taxa Referencial (TR), um índice que acompanha as variações da economia e serve para preservar o valor do dinheiro contra a inflação.
Juros de 3% ao ano: além da correção pela TR, cada conta do FGTS recebe juros fixos de 3% ao ano, aplicados de forma proporcional mês a mês sobre o saldo acumulado.
Ainda, a partir de 2017 — com base na Lei nº 13.446 — parte do lucro do FGTS passou a ser dividida entre os trabalhadores com saldo ativo. O valor é creditado automaticamente na conta, proporcional ao saldo de cada trabalhador em 31 de dezembro do ano-base, geralmente até o último dia de agosto do ano seguinte. Esse crédito se soma ao saldo do FGTS e só pode ser retirado nas situações previstas em lei.
Como consultar os valores?
Para consultar os valores recebidos, o trabalhador pode acessar o APP FGTS ou o Internet Banking CAIXA, caso seja cliente do banco. No extrato do FGTS, será possível identificar um lançamento com a descrição: “AC CRED DIST RESULTADO ANO BASE 12/2024”, correspondendo ao crédito da distribuição dos lucros obtidos pelo FGTS no ano de 2024.
Outras opções de rendimento
Além do rendimento previsto por lei, o trabalhador pode optar por investir seu saldo de FGTS. Esses investimentos podem ser possíveis a partir do saque-aniversário (permite retirar parte do saque anualmente) ou antecipação do FGTS (utilizar o saldo como garantia para empréstimos), salvo das situações como demissão sem justa causa e doenças graves.