A restituição do Imposto de Renda é aguardada com ansiedade por muitos contribuintes, especialmente aqueles que têm valores maiores a serem recebidos.
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De acordo com o Governo Federal, os problema no recebimento podem acontecer caso existam erros nos dados bancários fornecidos, como número de conta, agência ou divergências na titularidade da conta, que podem impedir que o valor seja pago corretamente ao contribuinte.
Assim, caso a restituição não caia na sua conta após todos os prazos estabelecidos, o valor da restituição fica disponível para reagendamento. Esse procedimento pode ser feito no dia seguinte à data prevista para o pagamento em conta. Existem três formas de realizar um novo agendamento:
- Portal do Banco do Brasil (BB): acesse o Portal do Banco do Brasil e informe o valor atualizado da restituição;
- Central de Relacionamento: ligue para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos);
- Agências do Banco do Brasil: vá até uma agência do Banco do Brasil e solicite o novo agendamento do crédito.
Neste ano, a restituição do IR está programada para acontecer em cinco lotes, relembra o calendário:
- 1° lote: 31 de maio;
- 2° lote: 28 de junho;
- 3° lote: 31 de julho;
- 4° lote: 30 de agosto;
- 5° lote: 30 de setembro.
Como saber se tenho direito à restituição do Imposto de Renda?
O sistema da Receita Federal realiza automaticamente um cálculo para determinar se você deve pagar um valor adicional ou se tem direito à restituição. E depois do período de entrega das declarações, 31 de maio, será possível realizar a consulta do lote da restituição através do site da Receita Federal.
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Além disso, outra alternativa é ativar o aviso de pagamento da restituição no seu celular, através do aplicativo Pessoa Física da Receita Federal.
Colaborou: Renata Duque.