

Com a proximidade do Rock in Rio 2024, o aumento nas buscas por passagens aéreas para o Rio de Janeiro é inevitável. No entanto, garantir o melhor preço para viajar ao festival de música mais esperado do ano não precisa impactar tanto o bolso.
Publicidade
Com a proximidade do Rock in Rio 2024, o aumento nas buscas por passagens aéreas para o Rio de Janeiro é inevitável. No entanto, garantir o melhor preço para viajar ao festival de música mais esperado do ano não precisa impactar tanto o bolso.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Ana Stier, empresária e especialista em passagens aéreas, compartilhou ao E-Investidor algumas estratégias valiosas para economizar na hora de comprar sua passagem. Confira 7 dicas para comprar passagem aérea barata:
Stier ressalta que, assim como no mercado financeiro, é essencial estar sempre de olho nas oscilações de preços das passagens.
De acordo com a especialista, as companhias aéreas costumam alterar os valores das passagens várias vezes ao longo do dia, então, acompanhar essas mudanças pode garantir uma economia significativa.
Diferente do que muitos acreditam, comprar passagens com muita antecedência não necessariamente garante o menor preço. “Para um voo internacional, até 5 ou 6 semanas antes ainda não se é de se desesperar”, explica Stier.
Feriados e finais de semana são períodos de maior demanda, o que pode elevar os preços das passagens. Segundo a especialista, horários como a madrugada de terça-feira e o início da manhã de domingos tendem a oferecer melhores ofertas.
Já notou que o preço de uma passagem sobe depois que você a pesquisa várias vezes? Isso acontece porque as companhias aéreas utilizam cookies para rastrear suas buscas. Para evitar esse aumento, faça suas pesquisas em uma aba anônima do navegador.
Se você puder ser flexível com as datas de ida e volta, as chances de encontrar um voo mais barato aumentam. Além disso, considere a possibilidade de utilizar a estratégia de “stop over“, aproveitando uma conexão para conhecer outra cidade sem custo adicional significativo.
Publicidade
“As pessoas acham ruim uma conexão de 12 ou 24 horas, mas é uma oportunidade de conhecer um lugar novo, e geralmente essas passagens são mais baratas”, afirma Stier.
Ferramentas como Google Flights permitem que você ative alertas de preços, informando quando as passagens para o destino desejado ficam mais baratas.
Com a pandemia, o conceito de slow travel – que valoriza viagens mais longas e com menos deslocamentos – ganhou força. Além de proporcionar uma experiência mais profunda, essa abordagem permite negociações melhores para estadias prolongadas e pode ser uma forma de economizar no geral.
Com essas dicas em mente, você poderá aproveitar o Rock in Rio sem comprometer seu orçamento de viagem. Lembre-se de que a antecedência deve ser no planejamento e não necessariamente na compra.
Colaborou: Renata Duque.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador