Ele tem como objetivo garantir a estabilidade financeira da mãe durante esse período, permitindo que ela se dedique ao cuidado da criança sem comprometer sua renda. O período padrão de concessão do salário-maternidade é de 120 dias, podendo ser solicitado até 28 dias antes do parto ou após o nascimento da criança, ou adoção.
Sou MEI, tenho direito ao salário-maternidade?
Sim, os microempreendedores individuais (MEIs) têm direito ao salário-maternidade, desde que estejam em dia com suas contribuições ao INSS. Para isso, é necessário ter contribuído por pelo menos 10 meses antes do requerimento do benefício.
Qual o valor do salário-maternidade para MEI?
O valor do benefício para o MEI corresponde a um salário mínimo vigente no período do pagamento. Isso ocorre porque a contribuição previdenciária é baseada no salário mínimo, o que influencia diretamente o cálculo do benefício.
Como solicitar o salário-maternidade?
A solicitação do salário-maternidade para MEI deve ser feita por meio do site ou aplicativo Meu INSS, ou pelo telefone 135. Durante o processo, será necessário apresentar documentos como: certidão de nascimento do bebê ou termo de guarda/adotivo, documento de identidade, e comprovante de contribuição como MEI.
Colaborou: Renata Duque.