Aos 30 anos, muitas pessoas começam a se estabilizar profissionalmente, ganhando mais autonomia e assumindo maiores responsabilidades como a compra do primeiro imóvel, a chegada dos filhos ou até uma mudança de carreira. Sendo assim, esse o momento ideal para repensar a forma como se lida com o dinheiro e tomar decisões que podem garantir um maior sucesso financeiro.
Segundo planejadores financeiros certificados a CNBC, essa é uma fase decisiva para construir o chamado sucesso financeiro aos 40, 50 anos ou mais. Confira três atitudes que podem fazer toda a diferença:
1. Quitar todas as dívidas
Se na casa dos 20 anos as dívidas eram mais comuns, muitas vezes relacionadas a estudos, cartão de crédito ou despesas iniciais da vida adulta, aos 30 é hora de priorizar a eliminação desses compromissos.
“Quando você está na faixa dos 30 e tem condições de pagar mais, esse é um ótimo momento para realmente tentar não estender essa dívida até os 40”, orienta Andrew Fincher, consultor financeiro da VLP Financial Advisors.
2. Pensar no futuro dos filhos com uma conta poupança
Para quem já tem filhos ou pretende tê-los, abrir uma conta poupança universitária é uma medida inteligente. De acordo com Fincher, iniciar os aportes logo no nascimento da criança pode garantir até 18 anos de rentabilidade, reduzindo a dependência de empréstimos estudantis no futuro.
3. Reforçar a aposentadoria
Outro passo essencial na jornada para o sucesso financeiro aos 30 é aumentar o foco na aposentadoria.
“Talvez economize 1% a mais a cada ano, durante alguns anos, para aumentar sua poupança e conseguir uma taxa melhor”, aconselha Joe Conroy, planejador financeiro e autor do livro Decades & Decisions: Financial Planning At Any Age.
Conforme matéria do E-Investidor, pequenas decisões feitas agora podem render grandes frutos ao longo das décadas. Confira como planejar a sua aposentadoria:
Invista na previdência privada: além do INSS, a previdência privada é uma opção estratégica. Os planos PGBL e VGBL são os mais comuns;
Diversifique seus investimentos: montar uma carteira diversificada é essencial. Ações e fundos imobiliários (FIIs) podem proporcionar renda passiva por meio de dividendos;
Comece o quanto antes: o tempo é um dos maiores aliados de quem investe. Quanto antes você se organizar, menor será o esforço necessário no futuro. E mais importante: mais liberdade você terá para aproveitar a vida com tranquilidade.
Os 30 anos oferecem tempo e oportunidades para tomar decisões financeiras inteligentes. Ao combinar planejamento, disciplina e bons investimentos, é possível alcançar o sucesso financeiro com mais segurança, tranquilidade e liberdade no futuro.