Tarifa Zero: como funciona o programa que dá passagem grátis para entrevistas de emprego (Foto: Adobe Stock)
Programas de Tarifa Zero foram implementadas em algumas regiões do Brasil para quem está à procura de emprego. Eles buscam facilitar o acesso ao mercado de trabalho e oferecem transporte público gratuito para quem precisa comparecer a entrevistas de emprego ou processos seletivos.
Uma das cidades que proporcionam o benefício é Curitiba (PR), com o Tarifa Zero a Caminho do Emprego. A Prefeitura paga duas passagens de ônibus (ida e volta) ao candidato encaminhado para uma entrevista pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine municipal) para que ele possa se deslocar até o local.
Segundo a prefeitura, é possível emitir até 3 ajudas de custo por mês para cada candidato. Os valores são carregados no cartão-transporte Urbs, na categoria usuário. Para ter direito, é necessário:
Ser morador de Curitiba;
Ter renda familiar de até 3 salários mínimos;
Estar desempregado e à procura de emprego;
Ter um encaminhamento para processo seletivo das empresas emitido por umas das dez unidades do Sine municipal ou no Sine Móvel.
Segundo nota da prefeitura de Curitiba, o processo para solicitar o benefício é presencial no Sine municipal ou no Sine Móvel e o atendimento é feito por ordem de chegada.
Benefício no Ceará
Outro programa que proporciona a Tarifa Zero para quem está buscando emprego é o VaiVem, do Governo do Ceará. O objetivo é oferecer o transporte público gratuito de ônibus, metrôs e vans na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
O programa não é destinado unicamente para quem busca emprego. Ele contempla também, por exemplo, estudantes de instituições públicas ou privadas.
Para ter direito, é preciso ser um trabalhador sem emprego formal com mais de 18 anos, morar na RMF e estar à procura de um emprego em uma cidade da RMF diferente da que mora. Para solicitar o benefício, é preciso se deslocar até uma unidade de atendimento do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) para pedir o cartão.
Os programas de Tarifa Zero para entrevistas de emprego buscam facilitar o acesso das pessoas ao mercado de trabalho e são importantes medidas para impulsionar a inclusão social.