

A partir deste mês de agosto, os consumidores brasileiros vão perceber um aumento significativo na conta de luz devido à adoção da bandeira vermelha patamar 2, o nível mais alto do sistema de sinalização tarifária da Aneel.
Publicidade
A partir deste mês de agosto, os consumidores brasileiros vão perceber um aumento significativo na conta de luz devido à adoção da bandeira vermelha patamar 2, o nível mais alto do sistema de sinalização tarifária da Aneel.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Conforme matéria do E-Investidor, esse patamar indica um cenário crítico de custos elevados na geração de energia, e impõe um acréscimo de R$ 6,24 a cada 100 kWh consumidos. Esse valor extra se soma à tarifa regular, impactando diretamente o orçamento das famílias.
Neste cenário, equilibrar os gastos com a conta de luz se tornou um verdadeiro desafio para muitas famílias brasileiras. E, embora a máquina de lavar roupas não seja o principal vilão do consumo elétrico, seu uso constante ao longo da semana pode, sim, impactar no valor final da conta.
Publicidade
A boa notícia é que há uma maneira simples e eficaz de usar o eletrodoméstico com mais inteligência: organizar as lavagens para acontecerem apenas uma vez por semana. Esse hábito reduz significativamente o número de vezes em que a máquina é ligada, economizando não apenas energia elétrica, mas também água.
Conforme matéria do E-Investidor, além dessa estratégia principal, algumas práticas diárias também ajudam a tornar o uso da máquina de lavar mais econômico e sustentável. Confira outras seis dicas que podem fazer diferença no seu bolso:
Itens como roupas íntimas, tecidos finos e rendas podem ser higienizados manualmente, economizando ciclos da máquina e prolongando a vida útil das peças.
O recurso de secadora embutida, apesar de prático, consome muita energia. O ideal é utilizá-lo apenas em dias chuvosos ou quando realmente não houver alternativa.
Muitas máquinas oferecem essa opção, que é suficiente para roupas com pouca sujeira e consome menos água e energia.
Exagerar nos produtos pode exigir ciclos extras de enxágue, prolongando o tempo de uso da máquina e aumentando o consumo energético.
Evite lavar poucas peças com nível de água alto. Escolha os ajustes ideais conforme o volume e o tipo de sujeira.
Limpezas regulares evitam acúmulo de resíduos que podem comprometer o desempenho da lavadora, exigindo mais energia para funcionar corretamente.
Adotar essas medidas no dia a dia pode parecer pouco, mas o impacto acumulado ao longo dos meses pode representar uma boa economia na conta de luz. E o melhor: sem abrir mão da praticidade e da eficiência da máquina de lavar.
Colaboração: Renata Duque.
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador