Tempo Real

13º do INSS será pago nesta sexta-feira; veja quem recebe

Repasses do benefício estão sendo feitos em duas parcelas

13º do INSS será pago nesta sexta-feira; veja quem recebe
Aplicativo Meu INSS (Foto: Adobe Stock)

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebem nesta sexta-feira (3) o pagamento do abono anual para beneficiários da Previdência Social (também chamado de 13º do INSS).

Os valores serão liberados nesta sexta para os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 7, entre quem recebe até um salário mínimo federal (R$ 1.412). Para quem recebe mais de um salário, os valores serão liberados para os inscritos com NIS terminado em 2 e 7, nesta data.

Os pagamentos da primeira parcela do 13º do INSS, para beneficiários que recebem mais de um salário, começaram a ser feitos na última quinta-feira (2) e estão previstos para se encerrar em 8 de maio. A segunda parcela de todos os repasses está prevista para junho. Confira abaixo o calendário de pagamentos da primeira parcela que ainda serão realizados:

Pagamento 1ª parcela do 13º do INSS (até um salário)

  • NIS final 7: 3 de maio;
  • NIS final 8: 6 de maio;
  • NIS final 9: 7 de maio;
  • NIS final 0: 8 de maio.

Pagamento 2ª parcela do 13º do INSS (mais de um salário)

  • NIS final 2 e 7: 3 de maio;
  • NIS final 3 e 8: 6 de maio;
  • NIS final 4 e 9: 7 de maio;
  • NIS final 5 e 0: 8 de maio.

A consulta sobre a liberação do pagamento pode ser feita pela internet, no portal Meu INSS do governo federal, pelo aplicativo de celulares (com o mesmo nome) ou pelo telefone, discando 135. Neste último caso, é preciso fornecer o número de CPF do titular e confirmar alguns dados a fim de comprovar a identidade do mesmo. O atendimento por telefone é realizado entre 7h e 22h, de segunda a sábado.

Quem tem direito?

Podem solicitar o décimo-terceiro do INSS os aposentados e pensionistas da Previdência Social que tenham recebido aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão em 2024.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Também tem direito ao décimo-terceiro proporcional quem recebe salário-maternidade. No entanto, o repasse é feito junto à última parcela do salário-maternidade — e não concomitante ao pagamento dos demais beneficiários, que recebem agora.