Publicidade

Últimas notícias

Corretora diz que ações da Vale (VALE3) foram muito penalizadas após balanço; saiba mais

O destaque foi o anúncio de novas previsões de desembolsos para a reparação do dano ambiental em Mariana

Corretora diz que ações da Vale (VALE3) foram muito penalizadas após balanço; saiba mais
Vale (VALE3) é a empresa com maior peso para a composição do Ibovespa. (Foto: Fabio Motta/Estadão)

A Genial Investimentos avaliou em relatório divulgado nesta quinta-feira (25) que os resultados da Vale (VALE3) do primeiro trimestre de 2024 foram de acordo com o que esperava o mercado, ou seja, um desempenho mais fraco sequencialmente em função da sazonalidade e preços mais baixos do minério de ferro. O grande destaque, conforme aponta a corretora, foi o anúncio de novas previsões de desembolsos para a reparação do dano ambiental em Mariana (MG).

Conforme destacou a Genial, o valor total que a Vale prevê gastar entre a faixa de 2024 a 2038 aumentou em US$ 4,4 bilhões, o equivalente a 22% a mais ante a projeção anterior feita.

“A nossa análise sugere que a alta de duplo dígito frente a indicação anterior compõe um fator crítico sobre essa temática, ao interpretarmos que antes a Vale estava subvalorizando o tamanho do potencial acordo a ser costurado com o Ministério Público Federal (MPF) e demais entidades governamentais sobre as indenizações e movimentos de reparação ligados ao acidente de Mariana (MG)”, afirmaram os analistas Igor Guedes, Lucas Bonventi e Rafael Chamadoira, da Genial.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além dos acordos de reparação com Mariana, a corretora citou como agravante para as ações da Vale os ruídos que a empresa tem enfrentado com o governo, relação à sucessão, além do pagamento complementar de outorgas de ferrovias e a suspensão das licenças de operação nas unidades de Onça Puma e Sossego, ambas no Pará. Somados, estes fatores têm prejudicado o desempenho das ações da empresa.

Na visão da Genial, as ações foram penalizadas de forma exagerada. Os analistas apontam preço-alvo em R$ 72,30, com potencial de valorização de até 13,7% ante o fechamento de quarta-feira.

Os analistas comentaram que utilizam as premissas mais pessimistas para realizar a avaliação da Vale e mesmo a partir dessas modelagens o papel segue negociado com desconto.

Segundo a Genial, a companhia é negociada a 4,1 vezes a relação entre o valor da empresa e o Ebitda estimado para o ano fiscal de 2024. “Parece descontado ao considerar que estamos usando premissas propositalmente pessimistas para deliberadamente forçar a geração de fluxo de caixa para baixo”, acrescentou a casa.

Os analistas encerram o relatório reiterando a confiança no desempenho operacional da mineradora e recomendam a compra das ações.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>