A Fitch Ratings atribuiu, nesta terça-feira (20), o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ à proposta de 6ª emissão de debêntures quirografárias da Cosan (CSAN3), no montante total deR$ 1 bilhão e vencimento final em 2028. Os recursos serão destinados para a gestão ordinária de seus negócios. A Fitch classifica a Cosan com o IDR (Issuer Default Rating – Rating de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo em Moedas Local e Estrangeira ‘BB’ e Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’, todos com Perspectiva Estável.
Segundo a agência de classificação de risco, o perfil de crédito da Cosan é beneficiado por sua forte e diversificada carteira de ativos, sustentado por posições de liderança em seus principais segmentos de negócios. “Os ratings incorporam o contínuo fortalecimento da geração de caixa de suas subsidiárias”, diz.
A Fitch destaca ainda que a recente aquisição de 4,9% de participação na Vale (‘BBB’/’BBB’/’AAA(bra)’/Estável), melhorou ainda mais a diversificação geográfica e de produtos da empresa, pois a Vale é líder no setor de mineração e gera a maior parte de suas receitas fora do Brasil.
Essa aquisição, financiada por dívida, no entanto, enfraqueceu os indicadores de crédito da Cosan, pois reduziu a expectativa de recebimento de dividendos das subsidiárias para servir sua dívida, o que limita o IDR em Moeda Local.
“A Cosan depende fortemente de desinvestimentos relevantes para reduzir seu elevado endividamento. A maior pressão sobre a amortização da dívida a partir de 2025 permite tempo para concretizar possíveis vendas”, avalia.