Publicidade

Tempo Real

“Trabalharam 6 meses para piorar algo que funcionava”, diz Ágora, sobre arcabouço

Dalton Gardimam, economista-chefe da casa, discursou no Women Invest Summit

“Trabalharam 6 meses para piorar algo que funcionava”, diz Ágora, sobre arcabouço
Foto: Envato Elements

Segundo Dalton Gardimam, economista-chefe da Ágora Investimentos, o Governo trabalhou seis meses em um novo arcabouço fiscal, que é pior do que o antigo modelo do teto de gastos. O especialista, que discursou durante o Women Invest Summit, congresso de mulheres investidoras que ocorre nesta quinta-feira (28) em São Paulo, também compartilhou sua preocupação com a capacidade de o Executivo conseguir chegar ao déficit zero, meta projetada para o ano que vem.

“Substituímos algo que funcionava por algo que talvez funcione, agora precisamos arrecadar muito para fechar em déficit zero. Nos melhores dos cálculos, teremos um déficit de R$ 100 bilhões”, afirma Gardimam. Apesar destas questões, o economista reafirma que a bolsa brasileira está “extraordinariamente” barata, com um preço/lucro de apenas oito vezes. Quem entrar agora, encontrará oportunidades, mas precisa estar preparado para enfrentar volatilidade e incerteza.

Já no cenário internacional, Gardimam acredita que os EUA não escapam de uma recessão no ano que vem. Esta seria a principal “faca” no pescoço do mercado.

Sem bullmarket, com oportunidades

Ricardo França, analista da Ágora Investimentos, ressalta que não estamos vivendo um bullmarket (mercado de alta) e que não espera grandes saltos da Bolsa para os próximos meses. “Não sairemos de um Ibovespa de hoje para 160 mil pontos, a não ser que tenhamos muitas mudanças estruturais, mas esse não parece o caso”, afirma.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Contudo, nesse mercado que não é de alta, existem grandes oportunidades. Entre as principais teses de valor (empresas resilientes e consolidadas) da Ágora estão papéis como os da Vale, Petrobras, Ambev. Já as companhias que devem se beneficiar dos juros baixos estão BTG Pactual, Ecorodovias e Vibra Energia. A indicação de players com previsibilidade de receita e dividendos, estão papéis como Copel e Eletrobras. “Eletrobras, por exemplo, é 1/4 da energia do Brasil. Uma empresa enorme, que está barata, é o player mais barato de energia”, diz França.

Para diversificação internacional, a Ágora indica nomes ligadas aos mercados estrangeiros, como ações da JBS e Prio, nomes que trarão proteção cambial à carteira.

Na seara de Small Caps, empresas de menor capitalização, ativos como Camil Alimentos e Simpar entram na conta. “Os movimentos podem ser feitos com tranquilidade, sem medo de ficar fora, a Bolsa não vai mudar todo o cenário amanhã”, afirma o analista.

Web Stories

Ver tudo
<
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
>