A gigante chinesa de comércio eletrônico Alibaba Group reduziu sua previsão de crescimento da receita anual em razão do aumento da concorrência e da repressão regulatória, fazendo com que suas ações despencassem 11%.
Leia também
O Alibaba agora espera que a receita para o ano que termina em março aumente entre 20% e 23%, o ritmo mais lento desde sua estreia no mercado de ações em 2014 e abaixo de uma previsão de maio de crescimento de 29,5%.
A empresa também reportou lucro por ação no segundo trimestre abaixo do esperado.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os consumidores chineses estão mais cautelosos sobre os gastos em meio a surtos de coronavírus e isso, combinado com interrupções no fornecimento, contribuiu para o crescimento mais lento da economia chinesa no trimestre.
“Esses ventos contrários econômicos, juntamente com a intensificação da competição de mercado, também afetaram nosso principal negócio de comércio na China”, disse o presidente-executivo do Alibaba, Daniel Zhang, em uma teleconferência de resultados, acrescentando que a demanda por vestuário e mercadorias em geral foi particularmente afetada.
Mas os analistas também observaram que, embora o Alibaba tenha sido atingido por um crescimento mais lento do que o esperado na demanda por moda e acessórios, seus rivais se saíram muito melhor nas vendas de roupas.
“Vemos a concorrência intensificada consumindo ainda mais a participação de mercado do Alibaba e ampliando a diferença no crescimento da receita do Alibaba em relação aos concorrentes”, disseram analistas da Daiwa Capital Markets.
Publicidade
No trimestre encerrado em 30 de setembro, o Alibaba registrou lucro de 11,20 iuanes por ação em uma base ajustada, abaixo de uma estimativa 12,36 iuanes.
A receita subiu 29%, o menor aumento em seis trimestres, para 200,7 bilhões de iuanes (31,4 bilhões de dólares), pouco abaixo da estimativa do consenso da Refintiv.
O Alibaba disse que registrou um crescimento de um dígito para as vendas no conceito GMV, uma métrica chave do varejo online para o valor total das mercadorias vendidas por meio de um mercado, embora não tenha fornecido mais detalhes ou uma comparação com trimestres anteriores.
Incluindo a queda de quinta-feira, as ações da Alibaba perderam 38% até agora este ano, avaliando a empresa em cerca de 390 bilhões de dólares. Em Hong Kong, ações desabaram 10,6% nesta sexta-feira.
Publicidade
A Ant, unidade fintech do Alibaba, registrou lucro trimestral de cerca de 19,7 bilhões de iuanes no trimestre encerrado em junho, um aumento de 39%. O Alibaba registra seu lucro com a Ant um trimestre em atraso.