Ambipar (AMBP3) salta 44% com expectativa de pedido de recuperação judicial
Ações da Ambipar disparam nesta segunda-feira em meio à expectativa de que a companhia formalize pedido de recuperação judicial após o fim da proteção contra credores
Ações da Ambipar (AMBP3) disparam mais de 30% em meio à expectativa de que a empresa formalize pedido de recuperação judicial nos próximos dias. (Foto: Adobe Stock)
As ações da Ambipar (AMBP3) registram forte alta nesta segunda-feira (20), com valorização de 44,74%, cotadas a R$ 0,55 às 15h24. O movimento ocorre em meio à expectativa de que a companhia, especializada em gestão de resíduos, formalize um pedido de recuperação judicial nos próximos dias.
O prazo para que a Ambipar apresente o pedido começou a ser contado hoje (20), após o vencimento próximo da medida cautelar que a protege temporariamente contra a cobrança de credores – essa proteção expira no fim da próxima semana.
Segundo apurou a Broadcast, a empresa vinha tentando negociar uma reestruturação de dívidas via recuperação extrajudicial, mas as tratativas não avançaram com alguns bancos. Na sexta-feira (17), a companhia confirmou a contratação da FTI Consulting para realizar um levantamento detalhado sobre a situação de caixa.
Apesar da disparada das ações nesta sessão, o pessimismo ainda predomina entre investidores. O fluxo de aluguel de papéis (indicador de apostas na queda do ativo) aumentou mais de 30% de sexta para hoje, atingindo uma taxa de 432%, de acordo com relatório da Ativa Investimentos.
A Ambipar lidera as taxas de aluguel da B3 desde 20 de setembro, um dia antes de vir a público o processo administrativo sancionador aberto pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM), que investiga supostas irregularidades na recompra de ações.
Mesmo com o alívio momentâneo desta segunda (20), a Ambipar (AMBP3) acumula perdas expressivas, próximas a 100% no último mês, levando o preço do papel a níveis de centavos. Enquanto isso, o Ibovespa opera em alta mais moderada, de 1,09%, aos 144.965 pontos.