As ações da Americanas (AMER3) operavam em forte queda de 41,90% às 14h19 desta segunda-feira (16), cotadas a R$ 1,83, após uma sequência de leilões por oscilação máxima permitida.
Leia também
Os leilões funcionam como uma resposta à volatilidade do mercado e servem para proteger a Bolsa em momentos específicos, como o da Americanas. Após a renúncia do CEO e do rombo de R$ 20 bilhões nas contas da varejista, os papéis chegaram a despencar 70% na semana passada, e também enfrentaram leilões para suavizar a queda.
As perdas acumuladas em janeiro chegavam a 80% de acordo com apuração do Broadcast. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) concedeu o prazo de 30 dias para a empresa entrar com pedido de recuperação judicial, utilizado para evitar falência. Leia nossa cobertura sobre o caso.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Enquanto isso, as concorrentes da Americanas lideram os ganhos de hoje na Bolsa. Magazine Luiza (MGLU3) e Via Varejo (VIIA3) registravam altas superiores a 10% às 14h21 e eram as ações mais negociadas no Ibovespa. O índice, por sua vez, operava em baixa de 1,41% no mesmo momento, aos 109.348,60 pontos.