Publicidade

Tempo Real

Ministro defende ampliação de refinarias pelo Brasil

Segundo Silveira, a Petrobras terá um papel central na expansão, conduzindo o processo e a adesão de outras empresas

Ministro defende ampliação de refinarias pelo Brasil
Foto: Envato Elements
  • Silveira afirmou que, apesar de sermos o maior produtor de petróleo da América Latina, a capacidade de refino deficitária "nos torna reféns de importações de derivados de petróleo e de gás natural, deixando o mercado nacional exposto às constantes e abruptas oscilações internacionais de preço."
  • Segundo o ministro, é necessário implementar um desenho de mercado que promova a competição, mas que preserve o consumidor da volatilidade de preço dos combustíveis.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que é urgente ampliar e expandir o parque de refino no Brasil, levando os empreendimentos para mais regiões e modernizando as plantas. Segundo ele, a Petrobras, como maior refinadora do País, terá um papel central na expansão, conduzindo o processo e a adesão de outras empresas.

Em seu primeiro discurso como ministro, Silveira afirmou que, apesar de sermos o maior produtor de petróleo da América Latina, a capacidade de refino deficitária “nos torna reféns de importações de derivados de petróleo e de gás natural, deixando o mercado nacional exposto às constantes e abruptas oscilações internacionais de preço.”

A declaração do ministro vai em linha com o que defendeu o grupo de trabalho que analisou o setor de óleo e gás durante a transição do governo. Os técnicos defenderam que a estatal suspendesse a venda de refinarias e ativos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Nesse ponto, a Petrobras, na qualidade de vetor estatal do desenvolvimento setorial e de maior refinadora do país, terá, naturalmente, papel central na expansão, conduzindo o processo e induzindo a adesão de outros agentes. E espero que em breve, conduzida pelo nosso colega e profundo conhecedor da área, Jean Paul Prates, a Petrobrás e esse Ministério trabalhem alinhados nas questões essenciais ao Brasil”, disse.

Segundo o ministro, é necessário implementar um desenho de mercado que promova a competição, mas que preserve o consumidor da volatilidade de preço dos combustíveis. “É muito difícil explicar ao brasileiro que somos o paraíso dos biocombustíveis, que temos riqueza em pré-sal, mas que ele ficará, inevitavelmente, à mercê do preço das commodities internacionais ou do açúcar no mercado internacional.”

Silveira também destacou a importância de se trabalhar pela disseminação e bom aproveitamento do nosso gás natural, “muitas vezes preterido no planejamento setorial e desperdiçado”, classificou. “Esse caminho de valorização do nosso gás passa, antes de tudo, pela democratização do seu acesso para toda a cadeia industrial e para as residências do nosso Brasil.”

Web Stories

Ver tudo
<
Cursos, passagens aéreas e cashback: confira as promoções da Black Friday do mercado financeiro
Como usar o Tesouro IPCA + 7% para aumentar a sua aposentadoria
Antecipação do 13º salário vale a pena?
Até 100% de desconto: carro elétrico tem isenção de IPVA no DF e em mais 5 Estados; saiba como pedir
Salário baixou? Conheça 5 países que reduziram jornada de trabalho
O retorno de Trump pode afetar as suas futuras viagens e investimentos?
Quanto você pode receber de cashback das contas de água, internet e luz?
A rua mais cara do mundo fica no Brasil? Descubra
13º salário: quem não tem direito ao pagamento?
Estas moedas de 50 centavos podem valer R$ 5 mil; veja se você tem em casa
Como Warren Buffett ganhou US$ 282 milhões com o Nubank?
Nem aquecedor, nem ar-condicionado: estes truques vão aquecer a casa sem pesar a conta de luz
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos