O texto da mensagem fraudulenta orienta o leitor a assinar um documento. “Por favor, não clique. Trata-se de phishing“, adverte a associação.
O chamado phishing consiste num golpe que usa e-mails, mensagens de texto, telefonemas ou sites fraudulentos para enganar as pessoas a compartilhar dados confidenciais e a clicar em links maliciosos. Como o nome sugere, funciona como uma pescaria. Golpistas utilizam diferentes artifícios para enganar suas vítimas, assim como pescadores empregam “iscas” para capturar peixes.
Como evitar o golpe?
A Anbima recomenda que a pessoa sempre cheque o remetente de qualquer mensagem supostamente enviada pela associação ou por seus executivos. O domínio oficial é @anbima.com.br. “Qualquer outro endereço diferente é falso. Sempre desconfie de contatos que solicitam preencher e assinar formulários ou baixar anexos”, aconselha a associação.
Caso surjam dúvidas sobre a mensagem recebida, a Anbima sugere que pessoa entre em contato com a entidade pelo seguinte e-mail: [email protected].