O sistema de divulgação de dados de precificação Anbima Data passou a divulgar taxas de referência para a remuneração de letras financeiras. A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) vai informar diariamente as taxas médias de remuneração de 14 instituições. A divulgação será sempre por volta das 20 horas.
Quatro classes são precificadas: letras financeiras sêniores (LFS); letras financeiras complementares (LFSC), de títulos que não vencem, mas têm datas específicas para recompra dos ativos; e letras subordinadas. A última categoria é separada por vencimento até cinco anos (LFSN 5-) e acima de cinco anos (LFSN 5+).
“Esse é um passo importante em direção ao amadurecimento do mercado de renda fixa. A precificação das letras vai ajudar os dois lados da moeda: tanto as instituições, na marcação a mercado, quanto o investidor, com transparência de preço”, disse em nota Luiz Masagão, presidente do Fórum de Negociação da Anbima.
Além das letras financeiras, o sistema também precifica títulos públicos, debêntures (título de dívidas emitido por empresa para uso dos recursos em projetos específicos), Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) e Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs).