Publicidade

Investimentos

Confira os investimentos que ganharam e perderam da inflação em setembro

Até mesmo quem deixou o dinheiro na poupança saiu ganhando este ano, com rendimento de 6,33% até setembro

Confira os investimentos que ganharam e perderam da inflação em setembro
(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
  • O IBGE divulgou nesta quarta-feira (11) o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro, que acumula alta de 3,5% no ano.
  • Levantamento mostrou que investimentos em renda fixa, ações e fundos imobiliários, entre outros, ganharam da inflação no acumulado do ano.
  • A exceção são os investimentos em dólar, euro e ouro, que até setembro registraram variações abaixo do IPCA.

Praticamente todas as classes de investimentos superaram a inflação em 2023, com exceção de três. Foram 11 índices e ativos de referência que superaram o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro, que acumula alta de 3,5% no ano, segundo divulgou nesta quarta-feira (11) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Ibovespa avançou 6,22% no período, enquanto as aplicações corrigidas pelo CDI renderam 9,92%. Até mesmo quem deixou o dinheiro na poupança saiu ganhando este ano, com rendimento de 6,33% até setembro. O levantamento foi realizado pelo consultor de informações financeiras Einar Rivero.

De acordo com os dados, o Bitcoin foi o investimento mais rentável este ano, com alta de 52,98%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em seguida, estão os Brazilian Depositary Receipts (BDRs), que são as ações de empresas estrangeiras negociadas na Bolsa brasileira (B3). O índice BDRX, indicador do desempenho médio das cotações dos BDRs Não Patrocinados, acumulou alta de 17,23% neste ano. Os BDRs são títulos emitidos no Brasil que representam uma ação de companhia aberta sediada no exterior.

O índice IFIX, que mede o desempenho dos fundos imobiliários (FII), avançou 12,28%. Os dividendos, medidos pelo índice IDIV, subiram 10,67%, e as aplicações de renda fixa, medidas pelo índice IMA, tiveram alta de 10,59% no ano.

As small caps, ativos das empresas de menor capitalização na B3, avançaram 5,06% Já o índice de hedge funds IHFA subiu 4,77% até setembro.

O desempenho negativo ficou por conta do euro e do dólar, com queda de 4,84% e de 4,03%, respectivamente, e também do ouro, que caiu 1,27% no período.

 

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos