A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (20), um reajuste médio de 10,5% nas tarifas da Copel Distribuição, responsável por atuar em 395 municípios do Paraná. Esse reajuste compõe o processo de revisão tarifária periódica da distribuidora que atualiza valores pagos pelos consumidores e organização de novos parâmetros para o processo tarifário.
Leia também
A empresa, que já havia afirmado que a tarifa de energia dos brasileiros subiria, em média, 5,6% em 2023, confirmou que a partir do próximo mês, os consumidores de alta tensão, como indústrias, podem esperar por aumento médio de 8,31%; já os de baixa tensão, por exemplo os residenciais, devem aguardar por um crescimento de 11,73% na conta de luz.
Como economizar energia nesse cenário?
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para evitar receber uma conta de luz com preço salgado no final do mês, é interessante entender como economizar energia. Existem alguns hábitos que podem trazer resultados satisfatórios, como:
- Reduzir o consumo de energia entre 18h30 e 21h30. Isso porque é um horário de pico de energia, com alta demanda, que pode deixar a conta mais cara;
- Tomar cuidado no uso dos transformadores (ar condicionado, geladeira, chuveiro e cooktop) e dos microtransformadores (carregadores de celular, video-games e televisão);
- Apostar em energia solar. Segundo a Intelbras, a economia pode chegar até 95%.