Aneel revela qual é a bandeira tarifária de junho de 2023 - Foto: Freepik
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (20), um reajuste médio de 10,5% nas tarifas da Copel Distribuição, responsável por atuar em 395 municípios do Paraná. Esse reajuste compõe o processo de revisão tarifária periódica da distribuidora que atualiza valores pagos pelos consumidores e organização de novos parâmetros para o processo tarifário.
A empresa, que já havia afirmado que a tarifa de energia dos brasileiros subiria, em média, 5,6% em 2023, confirmou que a partir do próximo mês, os consumidores de alta tensão, como indústrias, podem esperar por aumento médio de 8,31%; já os de baixa tensão, por exemplo os residenciais, devem aguardar por um crescimento de 11,73% na conta de luz.
Para evitar receber uma conta de luz com preço salgado no final do mês, é interessante entender como economizar energia. Existem alguns hábitos que podem trazer resultados satisfatórios, como:
Reduzir o consumo de energia entre 18h30 e 21h30. Isso porque é um horário de pico de energia, com alta demanda, que pode deixar a conta mais cara;
Tomar cuidado no uso dos transformadores (ar condicionado, geladeira, chuveiro e cooktop) e dos microtransformadores (carregadores de celular, video-games e televisão);
Apostar em energia solar. Segundo a Intelbras, a economia pode chegar até 95%.