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Petrobras (PETR4) passa ilesa de caos provocado pelo apagão cibernético global

Setor aéreo e bancário foram os mais afetados no mundo após falha em atualização de software de segurança

Petrobras (PETR4) passa ilesa de caos provocado pelo apagão cibernético global
Petrobras (Foto: Wilton Junior/Estadão)

O mundo passou por um forte apagão cibernético nesta sexta-feira (19). Na maioria dos casos, empresas do setor financeiro e aéreo foram atingidas, como a Azul (AZUL4) e o Bradesco (BBDC3; BBDC4). Entretanto muitas empresas não sofreram impacto, a Petrobras (PETR3; PETR4) é uma delas.

A companhia informou ao E-Investidor que suas operações continuam em perfeito funcionamento e que os problemas vistos em muitas empresas não aconteceram com a Petrobras. Entretanto, algumas empresas listadas na Bolsa de Valores foram totalmente ou parcialmente afetadas.

Em nota, o Bradesco diz que os sistemas dos canais digitais apresentam indisponibilidade nesta manhã, mas que à tarde foram resolvidos. “Eventualmente, podem ocorrer registros isolados de intermitência. Em breve, todos acessos estarão estáveis”, diz o banco.

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Outras empresas do setor financeiro foram prejudicadas. Em nota, a XP Investimentos disse que diante do incidente de tecnologia global, está atuando com prioridade absoluta para identificar e “corrigir eventuais intercorrências que possam impactar os clientes”. O BTG Pactual (BPAC11) disse que seus aplicativos estão funcionando normalmente, mas que funções ligadas a operadores externos podem apresentar alguma indisponibilidade.

Já algumas corretoras foram impactadas, como é o caso da Clear Corretora. A empresa informou aos clientes que sua plataforma de investimento e algumas outras funcionalidades estão temporariamente indisponíveis e podem apresentar instabilidades ao longo do dia de hoje. “Estamos trabalhando para reestabelecer os serviços e o atualizaremos tão logo tenhamos novidades”, disse a empresa.

Quais foram as outras empresas afetas pelo apagão cibernético?

No setor aéreo, a empresa atingida foi a Azul. Segundo a companhia, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais devido à intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas. “A recomendação é que os clientes, que possuem voo hoje e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos clientes”, afirma a empresa.

Companhias de outros setores também foram atingidas, como as elétricas. Nesse segmento, as empresas  Neoenergia (NEOE3), Cemig (CMIG3)e Copel (CPLE6)foram afetas. A Neoenergia disse que alguns de seus serviços comerciais estão temporariamente indisponíveis por conta do apagão dos sistemas.

A Cemig comentou que o apagão cibernético que interferiu na prestação de serviços em todo o mundo afetou a estabilidade dos canais de atendimento da empresa, especificamente o Cemig Atende Portal (Agência Virtual) e o Aplicativo Cemig. Já a Copel comentou que o falha cibernética global que tem afetado a prestação de serviços em todo o mundo impactou parte dos seus sistemas da operação da distribuição e de atendimento ao cliente “brevemente” durante a madrugada desta sexta-feira (19), mas que não houve prejuízo aos clientes.

O que causou o apagão cibernético?

Segundo esta reportagem do Estadão, o apagão cibernético provocou atrasos em voos, além de prejudicar serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo. Países como Austrália, Reino Unido, Nova Zelândia e Índia reportaram problemas técnicos que afetaram redes de televisão nacionais, aeroportos internacionais, operadoras ferroviárias, bolsas de valores e outros serviços.

Não há indícios de que o apagão esteja relacionado a um ataque hacker. A interrupção foi atribuída à CrowdStrike, uma empresa de segurança cibernética cujo software é usado por dezenas de indústrias ao redor do mundo para proteger contra hackers e violações externas. Uma atualização de software emitida pela CrowdStrike está na raiz do problema, resultando em travamentos de máquinas que executam o sistema operacional Microsoft Windows.

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Em nota, a Microsoft disse na tarde desta sexta-feira que todos os seus serviços já foram retomados. A volta à normalidade pode ser questão tempo. Ainda assim, empresas como a Petrobras e os outros bancos nacionais saíram ilesas de um dia conturbado pelo apagão cibernético.