Mais de um milhão de clientes e consumidores brasileiros assinaram uma petição on-line em defesa do parcelamento sem juros no varejo brasileiro. Intitulada “Parcelo Sim!“, a página foi publicada na última segunda-feira (29) em resposta à tentativa de instituições financeiras de limitar essa forma de pagamento.
- Milhas ou zero anuidade? Veja os melhores cartões de crédito para 2024
De acordo com as entidades que encabeçam a demanda, o parcelado sem juros no cartão movimenta o mercado e aumenta o número de vendas, por ser uma forma de concessão de crédito ao consumidor. O site ainda menciona um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) que aponta aceitação de 90% dos varejistas, além da alta adesão por parte dos compradores.
Leia também
Instituições financeiras, por outro lado, se queixam do estímulo à inadimplência que a modalidade acarreta. A proposta não foi adiante, mas foi cogitada a limitação em até três parcelas. O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, defendeu a ideia, que logo foi abraçada por representantes do setor financeiro.
No site, onde está hospedado o abaixo-assinado e as mais de um milhão de assinaturas, 27 associações e entidades ligadas ao comércio varejistas do País expressam apoio à demanda, trazida pelo “Parcelo Sim!”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos