Publicidade

Últimas notícias

Ata do Fed: variantes representam risco para a economia americana

Documento prevê crescimento robusto da economia a depender da evolução da pandemia

Ata do Fed: variantes representam risco para a economia americana
Foto: Evanto Elements
  • Alguns dirigentes do Fed atribuem à Ômicron a perspectiva mais incerta.
  • Outros, por sua vez, não vêem a nova variante como fator decisivo para recuperação econômica nos EUA, diz o documento.
  • Mas, segundo a ata, o progresso na vacinação e o suporte oficial deram apoio à melhora de atividade e emprego.

São Paulo, 05/01/2022 – Os dirigentes do Federal Reserve (Fed) esperam um crescimento robusto nos Estados Unidos persistindo ao longo de 2022, mas avaliam uma série de riscos para a economia, especialmente com relação à pandemia, incluindo novas variantes do coronavírus, de acordo com a ata da última reunião de política monetária da autoridade. Segundo o documento publicado há pouco, a atividade depende da evolução da pandemia, e o risco por novas cepas permanece, após o surgimento da Ômicron com o tema ganhando destaque.

Muitos dirigentes avaliaram que a Ômicron tornou a perspectiva mais incerta, por sua vez, vários observaram que ainda não viam a nova variante como alterando fundamentalmente o caminho da recuperação econômica nos EUA, diz o documento. Já o progresso em vacinação e o suporte oficial deram apoio à melhora de atividade e emprego, para os dirigentes, que observaram ainda que o crescimento no quarto trimestre pareceu mais forte após uma desaceleração no terceiro, segundo a ata.

Os setores mais penalizados pela pandemia melhoram, mas seguem afetados, para os participantes da reunião. Além dos efeitos da pandemia no sentimento de risco no momento, alguns participantes discutiram o potencial de a covid-19 tornar-se endêmica, possivelmente resultando em uma redução modesta no potencial de crescimento ao longo do tempo e um menor nível da taxa neutra de juros no longo prazo, segundo a ata.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos