Últimas notícias

Azul tem salto de receita no 1º trimestre e reduz prejuízo ajustado

A Azul fechou o trimestre com prejuízo líquido ajustado de 808,4 milhões de reais

Como o caso 123milhas pode afetar ações da Azul (AZUL4)?(Foto: Matheus Obst/Shutterstock)
  • Considerando efeitos não recorrentes, como de marcação a mercado e variação cambial, a Azul lucrou 2,66 bilhões de reais no trimestre
  • Em fato relevante paralelo, a companhia aérea disse que espera Ebitda recorde de 4 bilhões de reais em 2022 e de 5,5 bilhões de reais em 2023.

A Azul teve receita recorde no primeiro trimestre de 2022, o que a ajudou a reduzir seu prejuízo, à medida que a companhia aérea gradualmente se recupera dos efeitos da pandemia e ainda lida com pressões de custos elevados do combustível e da forte volatilidade cambial.

A empresa anunciou nesta segunda-feira que sua receita líquida de janeiro a março deu um salto de 74,9% ano a ano, para 3,19 bilhões de reais, acima dos níveis pré-pandemia, mesmo com o impacto da variante Ômicron no período.

A Azul fechou o trimestre com prejuízo líquido ajustado de 808,4 milhões de reais, perda 24,4% menor do que um ano antes.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Considerando efeitos não recorrentes, como de marcação a mercado e variação cambial, a Azul lucrou 2,66 bilhões de reais no trimestre, após prejuízo de 2,65 bilhões de reais em igual período do ano passado.

A contínua flexibilização das medidas de isolamento social junto com aumento das tarifas permitiram à Azul ter um resultado operacional medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda) 357% maior ante um ano antes, a 592,7 milhões de reais, com a margem dando um salto de 11,5 pontos percentuais, a 18,6%.

Isso mesmo com aumento de 57% no preço médio do combustível de aviação, o que foi compensado em parte com ganhos de produtividade e a alta de 4,3% do real em relação ao dólar.

Porém, a Azul seguiu apertada pelas despesas financeiras, que cresceram 12,7% ano a ano, para 969,1 milhões de reais.

Projeções

Para o segundo trimestre, a Azul projeta alcançar seu recorde em termos de receita operacional e RASK, receita operacional por assentos-quilômetro oferecidos.

Em fato relevante paralelo, a companhia aérea disse que espera Ebitda recorde de 4 bilhões de reais em 2022 e de 5,5 bilhões de reais em 2023. Em 2019, período pré-pandemia, o Ebitda da empresa foi de 3,6 bilhões de reais.

A Azul também projetou encerrar 2022 com alavancagem medida pela relação dívida líquida/Ebitda na casa das 5 vezes, pretendendo reduzir o número ao patamar começando com 4 no ano seguinte e com 3 em 2024.

A companhia também espera aumentar sua capacidade em 10% em 2022 contra 2019 e elevar o indicador RASK em 20% na mesma comparação.