A B3 anunciou nesta terça-feira (21) a disponibilização de uma nova versão de cálculo do Idiv B3, índice que acompanha as empresas que mais pagam dividendos. O Idiv B3 Price Return, como será chamado, considerará a distribuição diária de proventos das companhias que o compõem.
Leia também
Na versão atual, publicada desde 2011, o Idiv B3 é um índice de retorno total, ou seja, incorpora tanto as variações dos preços dos ativos quanto a distribuição de proventos. Ambas as versões passam a ser publicadas no site da B3.
Para fazer parte do índice, a empresa precisa estar entre as que mais repassaram dividendos ou juros sobre o capital próprio para seus acionistas, considerando os últimos 36 meses. Além disso, precisam estar entre as ações mais negociadas da Bolsa nos últimos 12 meses.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“O investidor tem olhado para os dividendos como uma forma de obter uma renda passiva. Temos acompanhado essa tendência, disponibilizando ao mercado índices e produtos que permitem acompanhar o desempenho dessas aplicações, além de executar esse tipo de estratégia”, diz Henio Scheidt, gerente de Índices da B3.
O Idiv B3 pode ser negociado atualmente por meio dos fundos de índice (ETFs, na sigla em inglês) IT Now IDIV Fundo de Índice, com o ticker DIVO11, e do recém-lançado It Now IDIV Renda Dividendos Fundo de Índice, com o ticker DIVD11. Ambos são da Itaú Asset Management, sendo que o primeiro considera o reinvestimento dos proventos e o segundo contempla o pagamento aos cotistas no 10º dia útil de cada mês.