O que são dividendos e JCP? Como investir e ganhar dinheiro com proventos

Investidores de ações e fundos imobiliários não ganham dinheiro apenas com a valorização desses papéis, mas também com a distribuição de proventos -- como dividendos e juros sobre capital próprio (JCP)-- que são pagos regularmente aos acionistas

Muitos investidores baseiam suas estratégias de investimentos exatamente sobre os proventos, que podem ser regularmente reinvestidos, gerando uma renda extra.

Dividendos

Basicamente os dividendos são a distribuição proporcional de parte do lucro líquido da companhia, dividido conforme o número de papéis em mãos dos investidores. Importante: dividendos são isentos de IR (por enquanto).

Juros sobre Capital Próprio (JCP)

Os JCP são semelhantes aos dividendos na proposta, a diferença é basicamente contábil, já que os juros sobre capital próprio são considerados como despesa para a companhia, antes da apuração do lucro líquido.

Rendimentos

Rendimento é a distribuição do aluguel de um determinado imóvel aos cotistas de um fundo de investimento imobiliário (FII) ou ligado ao agronegócio (Fiagro).

Bonificação

Nem todo lucro é distribuído aos acionistas: as assembleias dos acionistas podem criar uma espécie de reserva. No entanto, esse montante pode ser redistribuído periodicamente em forma de ações ou dinheiro.

Subscrição

Subscrição é o direito preferencial de acionistas/cotistas de comprarem novos papéis da companhia, normalmente a um preço abaixo do mercado.

Que ações pagam mais dividendos

Um fator importante é a lucratividade da operação, principalmente em setores maduros. Confira também seu dividend yield (DY), uma relação entre o volume de dividendos pagos sobre o preço da ação. (Quanto mais alto, melhor)

Quando tenho direito a um provento?

Cada companhia possui um calendário próprio que varia regularmente (pode ser anual, trimestral, extraordinário). Fique de olho em e-mails e nos informes das corretoras.

Mas e o Leão?

Dividendos são isentos de imposto de renda, mas é necessário fazer a declaração sob a aba 'Rendimentos Isentos e não tributáveis'. Já os JCP serão mencionados na aba 'Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva'.

E as techs?

Empresas de tecnologia não costumam pagar dividendos. O motivo é óbvio: precisam reinvestir recursos (e eventuais lucros) para crescer e criar novos produtos. Este é o caso de techs como Netflix, Nubank e Amazon.

Quer saber mais sobre dividendos, estratégias e dividend yield? Confira na matéria!

Confira na matéria!