Últimas notícias

B3 recebe nova multa de R$ 204 mi da Receita Federal por ágio em fusão

Caso envolve ganhos fiscais, em 2017, com o ágio gerado da fusão entre BM&F e Bovespa

Foto: Shutterstock/casa.da.photo/Reprodução

A B3 informou nesta quarta-feira (27) que recebeu novo auto de infração de 204,3 milhões de reais da Receita Federal envolvendo ganhos fiscais, em 2017, com o ágio gerado da fusão entre BM&F e Bovespa, que deu origem à companhia.

Segundo o comunicado, o valor inclui 155,17 milhões de reais a título de multa sobre o Imposto de Renda e outros 49,17 milhões relativos a multa sobre CSLL.

O lançamento fiscal envolveu apenas as multas mencionadas, pois a B3 apresentou teve prejuízo fiscal de 2017, que depois foi usado entre 2019 e 2021, explicou a companhia.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Assim, diferente do que ocorreu nos demais anos sobre os quais houve autuações, o valor da parcela do ágio questionado relativo a 2017 (cerca de 1,6 bilhão de reais) foi integralmente abatido deste saldo de prejuízo fiscal.

A Receita Federal já aplicou várias multas à B3, alegando que a companhia reduziu de forma indevida as bases de cálculo dos tributos diante do valor atribuído ao ágio.

“A B3 apresentará impugnação ao referido auto de infração e reafirma seu entendimento de que o ágio foi constituído regularmente, em estrita conformidade com a legislação fiscal”, afirmou a operadora de infraestrutura de mercado.