Mercado

Abertura de Mercado: Alta da Selic e balanços pressionam o Ibovespa

Abertura de Mercado: Alta da Selic e balanços pressionam o Ibovespa
Fachada da B3. Ribeiro/Shutterstock

No exterior, as bolsas asiáticas encerraram em baixa nesta madrugada de quinta-feira, refletindo as baixas das bolsas de NY e a decisão do BC do Japão que manteve a taxa de juros inalterada e cortou previsão de crescimento para o atual ano fiscal. As bolsas
europeias estão sem direção firme nesta manhã, reagindo a balanços de grandes empresas da região, como AB Inbev, Airbus, Volks e Shell, enquanto os futuros de NY estão operando em leve alta antes de vários resultados corporativos. Já o petróleo opera em queda de mais de 1%. Para hoje, as atenções estarão voltadas para a decisão do banco central europeu (BCE) e na divulgação do PIB americano – 1ª leitura do 3T21.

No Brasil, o dia tem início com a curva de juros se ajustando a decisão do Banco Central de elevar a Selic de 6,25% para 7,75% e já sinalizar mais uma alta de igual magnitude (1,5 p.p.) na próxima e última reunião do ano. Apesar desta sinalização,
o próximo movimento deve ficar condicionado às expectativas de inflação para 2022 e 2023 e o desenrolar da situação fiscal do País já que os recentes questionamentos em relação ao arcabouço fiscal elevaram o risco de desancoragem das expectativas de inflação, aumentando a assimetria altista.

E por falar em fiscal, o novo adiamento da votação da PEC dos precatórios no plenário da Câmara por falta de quórum deve pressionar os juros e câmbio no pregão de hoje. Na bolsa, os balanços corporativos ajudam a conduzir os negócios, com a queda do petróleo e falta de folego de NY, além dos precatórios podendo limitar o desempenho do índice.

Agenda econômica 28/10

Brasil: Destaque para hoje na divulgação do resultado primário de setembro às 13h30. O Tesouro faz leilão de LTN, NTN-F e LFT às 11hrs. Nos balanços saem os resultados da Vale e Petrobras.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

EUA: A agenda desta quinta-feira traz como destaque a divulgação da 1ª leitura do PIB dos EUA no 3T21, às 9h30. Além disso, são esperados ainda os pedidos semanais de auxílio desemprego (9h30) e vendas pendentes de imóveis de setembro às 11hrs. Entre os balanços, destaque para Apple e Amazon.

Europa: Destaque para a decisão de política monetária do BCE, às 8h45 e coletiva de imprensa da presidente da instituição, às 9h30. Na Alemanha tem o CPI de outubro às 9hrs.