Publicidade

Últimas notícias

Baidu negocia venda de controle em empresa de streaming de vídeo

O plano de desinvestimento ocorre depois que a empresa considerou a iQIYI um ativo não essencial

Baidu negocia venda de controle em empresa de streaming de vídeo
Baidu negocia venda de controle em empresa de streaming de vídeo, dizem fontes 20/09/2021 REUTERS/Tingshu Wang

A gigante chinesa de buscas na internet Baidu está em negociações para vender sua participação majoritária na iQIYI, uma resposta da China à Netflix, em um acordo que pode avaliar toda a empresa em cerca de 7 bilhões de dólares, disseram duas fontes com conhecimento do matéria.

A Baidu, que detém 53% da iQIYI e mais de 90% dos direitos de voto na empresa, planeja vender toda a fatia na empresa de streaming de vídeo, disseram as fontes.

A iQIYI, listada na Nasdaq, é a segunda empresa no mercado de streaming de vídeo na China depois da Tencent Video, da Tencent, e tem um valor de mercado de 4 bilhões de dólares.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O plano de desinvestimento ocorre depois que a empresa considerou a iQIYI um ativo não essencial e busca aprimorar seu foco no desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial e direção autônoma, disseram as fontes.

Procurado, a Baidu não comentou o assunto. “Isso é puramente rumor de mercado”, disse a iQIYI em comunicado à Reuters.

A participação da iQIYI atraiu o interesse inicial de vários patrocinadores financeiros e empresas estatais chinesas, disseram as fontes, incluindo a empresa de private equity PAG, com sede em Hong Kong.

A China Mobile, a maior operadora de rede móvel do mundo por assinantes e proprietária do serviço de streaming Migu Video, também está entre os potenciais compradores, disseram as fontes.

Se a Baidu atingir a meta de avaliar a empresa em 7 bilhões de dólares, isso representará um prêmio de mais de 100% em relação ao preço médio das ações da iQIYI nos últimos três meses, de 3,97 dólares. As ações da empresa de streaming perderam 70% no ano passado em meio a uma venda mais ampla de papéis de empresas de tecnologia da China.

Publicidade

A iQIYI teve lucro líquido de 169 milhões de iuans (25 milhões de dólares) no primeiro trimestre do ano, em comparação com um prejuízo de 1,3 bilhão no mesmo período do ano anterior, mas a receita no período caiu 9%, para 7,3 bilhões.

Web Stories

Ver tudo
<
>