Últimas notícias

BC da Austrália (RBA) eleva taxa básica de juros de 0,85% para 1,35%

A autoridade monetária avalia que a inflação global está alta, citou covid-19e guerra na Ucrânia como fatores

Notas de dólar, ventiladas nas mãos da mulher. Foto: Envato Elements

Por Matheus Andrade – O Banco Central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) decidiu elevar a taxa básica de juros em 0,5 ponto porcentual, de 0,85% para 1,35%, em sua reunião de política monetária nesta terça-feira. Na última alta de juros, a autoridade monetária havia elevado a taxa em 50 pontos base, de 0,35% para 0,85%. O RBA espera tomar mais medidas no processo de normalização das condições monetárias na Austrália nos próximos meses.

O tamanho e o momento de aumentos futuros das taxas de juros serão guiados pelos dados recebidos e pela avaliação do Conselho sobre as perspectivas para a inflação e o mercado de trabalho, disse o presidente do RBA, Philip Low, em comunicado.

A autoridade monetária avalia que a inflação global está alta, e vem sendo impulsionada por interrupções relacionadas à covid-19 nas cadeias de suprimentos, a guerra na Ucrânia e a forte demanda que está pressionando a capacidade produtiva. “A política monetária global está respondendo a essa inflação mais alta, embora ainda demore algum tempo até que a inflação volte à meta na maioria dos países”, apontou Low. O banco central espera que a inflação tenha um pico na Austrália no próximo ano, e que caia de volta à faixa alvo em 2023, ficando entre 2 e 3%.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O aumento de hoje das taxas de juros é mais um passo na retirada do apoio monetário extraordinário que foi implementado para ajudar a economia australiana durante a pandemia”, afirmou Low.