

O Banco Central do Brasil (BC) publicou na última quinta-feira (25) a atualização do Ranking de Reclamações, que reuniu e listou as queixas mais comuns de clientes de instituições financeiras, no primeiro trimestre de 2024.
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O Banco Central do Brasil (BC) publicou na última quinta-feira (25) a atualização do Ranking de Reclamações, que reuniu e listou as queixas mais comuns de clientes de instituições financeiras, no primeiro trimestre de 2024.
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Com 1.892 reclamações julgadas procedentes (mais que o dobro da segunda posição), as irregularidades relativas a cartões de crédito lideram a lista.
O BC ainda detalha em sua página oficial que, entre as situações que integram as irregularidades relativas a cartões de crédito, estão:
Segundo o levantamento do BC, as cinco instituições bancárias que mais receberam queixas referentes às irregularidades relativas a cartões de crédito foram: BRB (323 reclamações), Itaú (198), Banco Inter (177), Bradesco (167) e BTG Pactual/Banco Pan (145).
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Na segunda colocação, as reclamações relativas à não realização de débito automático autorizado pelo cliente, divergências em saques e depósitos, problemas em transações por falha humana e atividades em investimentos sem autorização do cliente somaram 856 ocorrências julgadas procedentes.
Outras 762 queixas referentes a atraso na liberação de crédito, cobrança de parcela já quitada, cobrança em duplicidade, demora para devolver parcela cobrada indevidamente e divergência no valor ou na quantidade de parcelas fecham o pódio das reclamações mais comuns, segundo o BC.
Ainda de acordo com o Banco Central do Brasil, o banco com maior índice de queixas no primeiro trimestre de 2024 foi o Banco Inter, com 741 julgadas procedentes e uma base de 30,79 milhões de clientes.
Para calcular o índice, o BC utiliza a fórmula de número de reclamações procedentes dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1 milhão. Pelo cálculo, o índice do Inter ficou em 24,06.
Em segundo lugar, no quadro geral, aparece o BTG Pactual/Banco Pan, com 530 reclamações julgadas procedentes e uma base de clientes de 23,81 milhões de clientes. Os números renderam à instituição um índice de 22,25, pelos cálculos do BC.
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O PagBank-PagSeguro fecha o pódio das queixas com índice de 21,65, levando em consideração as 680 reclamações julgadas procedentes contra a empresa e sua base de 31,40 milhões de clientes.
A lista completa pode ser acessada pela página do Ranking de Reclamações do BC.
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